Paulo Marins

SOBRE Paulo Marins

PROFESSOR DE "LETRAS"// Formação inicial: LETRAS (Português/Espanhol e respectivas Literaturas). Títulos: Doutor em Didática da Língua e da Literatura pela Universidade de Granada; Máster em "Enseñanza del español para brasileños" e Máster Oficial em "Fonética y Fonología", ambos pela Univ. Internacional Menédez Pelayo. Terminei o curso médio de Piano Erudito pelo Conservatório de Música e Artes de Brasília (CMAB), mas agora mesmo estou de recesso da música "unfortunately"... Durante o período universitário aproveitei para investir em meu lado artístico fazendo alguns cursos/oficinas/workshops: "I, II e III Curso práctico de interpretación teatral"; oficina de "Títeres como recurso didáctico"; curso de "Fotografía de paisajes y documentales"; curso de "Psicodrama, Creatividad y Juego de roles para el docente y el alumno"; oficina de "Cuentacuentos"; e curso de "Iniciación al lenguaje del cine" // Sou conhecido por falar pouco ou muito, dependendo do contexto ou do ponto de vista, neste sentido sou muito camaleônico - trato de adaptar-me à cor local. Frase: "Mi vida es una película: lo que me pasa a mí solo en ficción". Entre meus "hobbies" e passatempos destaco tudo relacionado às artes em geral: literatura, música, pintura, desenho, teatro, cinema, etc. Termino meu "rèsumè" com palavras de Cecília Meireles: "Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta". Blogs: "Nossa língua portuguesa- última flor do Lácio inculta e bela" - http://lusofonomania.blogspot.com.es; "Café com Letras" http://cafecomletrasdepaulo.blogspot.com.es

Café com LetrasCULTURA & LAZERENTREVISTA

BLA, BLA, BLA, BLA, BLA, BLA… “Quem tem boca vai à Roma!” Será? – EntreviZta ao Professor Eliezer Grau

“Quem tem boca vai à Roma!” “Quem não se comunica se estrumbica”  “De graça, até injeção na testa”   Por que começamos nosso “Café com LetraZ” desta semana falando em ditados populares? Não basta somente ter uma boca, uma boa conversa, temos que saber fazê-lo em outros idiomas também e …

Read more 0 Comments
BlogZCafé com LetrasCULTURA & LAZERDESTAQUE

Um marinheiro que tinha “pájaros en la cabeza” – Joel Rufino dos Santos

DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AOS CÂNONES DA LITERATURA Para tomar o nosso tradicional CAFÉ COM LETRAS desta semana conosco, convidamos um ilustríssimo brasileiro – Joel Rufino dos Santos. Falando em semana da consciência negra, resgate dos valores da cultura afro-brasileira, influência africana no Brasil e eventos afins que tivemos em …

Read more 0 Comments
BlogZCafé com LetrasCELEBRIDADESCULTURA & LAZERDESTAQUEENTREVISTA

EntreviZta a Monteiro Lobato – A LENDÁRIA ÚLTIMA ENTREVISTA

   No Café com LetraZ desta semana vamos falar da lendária última entrevista do também lendário e consagrado escritor da literatura brasileira, o nosso  querido José Renato Monteiro Lobato. Mas, Paulo, o nome dele não era José Bento? Mas, esse tema já é outra longa história para explicar, deixá-lo-emos para …

Read more 0 Comments
BlogZCafé com LetrasCULTURA & LAZERDESTAQUEENTREVISTA

Projeto “Vozes do Coração do Brasil: Literatura de Cordel”

A LITERATURA DE CORDEL E SUA IMPORTÂNCIA A SER RESGATADA FORA DO PAÍS Esta semana vamos dedicar o Café com LetraZ aos projetos realizados no DIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, em especial destacando: “Vozes do coração do Brasil”, idealizado e implementado pela professora Janaina Perpetuo da Silva – nossa entrevistada …

Read more 0 Comments
BlogZCafé com LetrasCULTURA & LAZERDESTAQUE

“Por detrás do arco-íris, além do horizonte, há um mundo encantado feito para você…” E quando a criança cresce?

DOZE DE OUTUBRO E quando a criança cresce, o que restou daquele ser pueril no adulto de hoje? Quando a criança cresce ela descobre que o mundo encantado não está nem “além do horizonte muito menos por detrás do arco-íris”… (referência à canção “É de chocolate” que por conseguinte faz …

Read more 0 Comments
BlogZCafé com LetrasCELEBRIDADES

ERA UMA VEZ UM SONHO – Homenagem póstuma ao “Cavaleiro do Sertão”: ARIANO SUASSUNA

  -Morreu Suassuna? E como foi isso? – “Não sei, só sei que foi assim…” (bordão do personagem “Chicó” em: “O Auto da Compadecida”) Pois é, Chicó, foi trágico seu falecimento; contudo, nós do “Café com LetraZ” sabemos informar: Ariano morreu no dia 23.07 deste ano no Real Hospital Português …

Read more 0 Comments
UA-50666107-2