“Como cidadãos, como homens e mulheres de ambas as aldeias global e localmente corresponde a desafiar preconceitos que se estendem nossos próprios limites, aumentar a nossa capacidade de dar e receber como nossa compreensão do que é estranho para nós …. A lição da nossa humanidade inacabada é que quando excluímos empobrecer-nos e quando incluímos enriquecemos. Porque nenhum de nós reconhecer a sua própria humanidade se não reconhecer, em primeiro lugar, a dos outros. “C. Fuentes.


Terapianet: Suporte emocional online para brasileiros que moram no exterior.

Nós não estamos em uma época de mudanças, mas uma mudança de era. Vivemos em um mundo cada vez mais interligado e limites mais elásticos. A mobilidade geográfica é algo cada vez mais comum, mudando cidade, região ou país. As pessoas mudam, por várias razões, por motivo de trabalho (ou falta dele), amor (casais multiculturais) ou propósito de vida (para conhecer outras culturas).

No processo de adaptação é necessário organizar os sentimentos que costumam estar confusos e trabalhar as expectativas. As situações mais comuns são:

  • Sobrecarga de stress, aprender sobre a cultura local, necessidade de aceitação e compreensão.
  • Choque Cultura: Você pode entrar em um processo de negação e evitar o contato com o novo. O medo da rejeição pode impedir de estar aberto a amizades, trabalho ou amor.
  • A dor da separação da família.
  • Mudança do estado sócio/financeiro: muitas vezes o declínio do status social e financeiro no novo país ocorre. Até se estabelecer em sua profissão, esse movimento pode afetar profundamente sua auto-estima.
  • A ansiedade pode surgir de ter que lidar com perdas, separações, perdas econômicas, discriminação, etc. Os sintomas que ocorrem são: distúrbios do sono, confusão na organização das tarefas da vida cotidiana, impaciência, dificuldade em localizar as prioridades e as relações interpessoais.
  • Frustração: Nem sempre tudo sai como planejado, trabalhar as expectativas e perspectivas para o futuro, ou seja, lidar com a realidade e não a fantasia. Em tais casos, pode gerar uma fase de estagnação – por um curto ou longo período de tempo.

O projeto Terapianet centra-se no “aqui e agora”, uma relação profissional que ajuda o indivíduo em tempos de transição (alterações) e servirá para apoiar os processos adaptativos (mudar de país, casais multiculturais, equilíbrio emocional, etc) . O projeto Terapianet, tem como objetivo identificar a causa do desassossego e criar a restauração emocional, retornar a qualidade de vida, um melhor relacionamento com você mesmo e seu ambiente pessoal e profissional. Em determinados momentos é necessário ter ajuda, tudo fica mais fácil mais tranqüilo . Sozinho pode ser muito estressante, acompanhado é mais rápido, com menos erros e emocionalmente mais equilibrado, Afinal se você parar para pensar, a maioria da nossas grandes preocupações não se realizam realmente, mas consomem muito de nossa energia, nos esgotam física e mentalmente. Poder ver as coisas mais claras e mais assertivas, objetivas é fundamental em uma nova etapa de sua vida.

Grupo-de-Apoio