Hoje e em futuros posts… Gostaria de dividir com vocês uma metodologia chamada Ecologia Emocional, criada por Mercè Conangla e Jaume Soler, dois Psicólogos de Barcelona, com o qual tenho o prazer e honra de trabalhar como uma das coordenadoras da Fundação Àmbit (http://www.fundacioambit.org).

Definimos Ecologia emocional como a arte do equilíbrio emocional. Trata se de saber trabalhar nossa energia emocional de forma criativa e amorosa, de tal maneira que nos sirva para melhorarmos como seres humanos, aumentar a qualidade das nossas relações, respeitar e cuidar do nosso mundo. Existem dois valores principais: a responsabilidade e a consciência do impacto emocional global. Da mesma forma que devemos cuidar do nosso planeta, da natureza, devemos cuidar “ecologicamente” das nossas emoções.

Nossos pensamentos, emoções, sonhos, expectativas, conhecimento são elementos intangíveis, mas que influenciam profundamente a nossa vida. A importância de um equilíbrio entre o mundo exterior e um mundo interior está ligada diretamente a nossa qualidade de vida, a nossa saúde física, mental, espiritual e psicológica.

Um dos temas que gostaria de dividir com vocês hoje é o modelo: CAPA. Ser uma pessoa CAPA significa ser uma pessoa: Criativa+Amorosa+Pacifica+Autônoma. Ter uma capa protetora contra a contaminação emocional. Uma pessoa CAPA com consciência ecológica é classificado como “Homo ecologicus”.

Ecologia emocional 2

 

Como seria uma pessoa CAPA?

Criativa: Capacidade de buscar recursos e soluções para seus problemas de forma positiva, sem egoísmo, sem ambição ao poder, sem discriminar os demais. É uma pessoa flexível, capaz de criar alternativas saudáveis, desenvolver seu mapa mental para lidar com as mudanças do dia a dia.

Amorosa: Escolhe o amor como força base criadora, é uma pessoa que dedica sua vida a cultivar e trabalhar a difícil arte de amar: responsabilidade, conhecimento,respeito, compromisso, cuidado e comunicação, sempre com doses de ternura.

Pacífica: Uma pessoa que tem autoconhecimento e autocontrole de suas próprias emoções. Está treinada a buscar soluções pacíficas a conflitos que possam surgir, é assertivo em suas relações.

Autônoma: Trabalha constantemente a melhora de seu projeto vital, alguém que é capaz de ser líder de si mesmo (autoliderança). Pessoa que constrói um espaço interior de bem estar, de equilíbrio consigo mesmo e relações saudáveis com os demais. Aqui também implica uma autonomia econômica, social, intelectual e emocional.

Em definitiva, uma pessoa CAPA dá sentido a sua própria vida, é solidária, recicla e reutiliza os materiais, cuida da natureza, se preocupa com as futuras gerações, com o planeta e tem hábitos saudáveis.  Aqui deixo meu convite para que possa ser também uma pessoa CAPA!

Um abraZo brazuca e até a próxima :)