Se pode estudar e aprender a ser mais criativo? Existe inteligência criativa? De acordo com os professores Franc Ponti e Lucia Langa de EADA Business School, sim!
Eles definem 7 estratégias para descobrir e potencializar a sua criatividade:
- Pensar ZEN: Necessitamos tempo para sermos criativos, é fundamental ter momentos de reflexão, de conexão com nosso mundo interior, trabalhar o presente “aqui e agora” (mindfulness). Passear na natureza, praticar meditação, exercícios de concentração são exemplos de como conseguir criar o pensamento Zen.
- Pensar PO: É uma expressão criada por Edward de Bono que significa: Operação (ou ação) Provocativa (Provocative Operation). Se quisermos ser criativos, devemos aprender a desafiar nossos convencionalismos, quebrar paradigmas, ver as coisas de forma distinta, sempre está perguntando a si mesmo: Porque não?
- Pensar Open: A criatividade também precisa interagir com os demais. Pensar Open é abrir diálogos, perguntar, convidar as pessoas a criar algo em comum. Também se trata de conectar com fontes de inspiração, de sabedoria e fazer conexões com os outros, como por exemplo, o networking.
- Pensar Flow: É aprender a gerar grandes quantidades de ideias (divergência), explorá-las e selecionar as melhores (convergência). Também pode ser chamado de Brainstorm (tempestade de ideias) , aprender a pensar de outra forma!
- Sentir Emo: Sentir e experimentar emocionalmente uma ideia são tão importantes como reconhecê-las e estruturá-las racionalmente. Podemos dizer que inovar é emocionar, saber trabalhar as emoções é fundamental para que gere novos conceitos, produtos, ideias.
- Sentir Happy: Para ser mais criativo é necessário estar motivado! Sentir paixão pelo que faz. Ajuda muito a conseguir o êxito a pessoa que se dedica a algo de coração, ser positivo e alegre.
- Pensar Team: Por razões antropológicas, somos seres competitivos. Necessitamos aprender a competir menos e a colaborar mais. Em um mundo tão acelerado e voraz como o atual, a cooperação é extremamente importante. Mudar nosso pensamento de “eu ganho se você perde” por “eu ganho quando você também ganha”, chamado modelo Win-Win.
Em suma, devemos dar importância ao tempo de pensar, desafiar convencionalismos, conectar com os demais,trabalhar de forma criativa,compreender as emoções e transformá-las em criações, fazer o que se gosta e aprender a colaborar. Assim seremos mais criativos e felizes!
Um abraZo brazuca a todos
Sem Comentários