Semana boa para o cinema brasileiro em Madri. Começamos com a exibição de Terra Estrangeira, de Walter Salles e Daniela Thomas, temos a estreia do documentário sobre a obra Sebastião Salgado, La sal de la tierra, de Juliano Salgado e Wim Wenders e dia 8 de novembro Flores Raras, de Bruno Barreto, passa dentro do Festival  Lesgaicinemad. Sem falar que novembro é o mês por excelência do cinema verde e amarelo na capital espanhola, pois é o mês do NovoCine.

Sebastião Salgado

Este foi, sem dúvida,  o ano do fotógrafo na Espanha. O centro cultural Caixa levou para suas sedes a fantástica exposição Gênesis onde  Salgado retratava os recantos do planeta que ainda não tinham sido tocados pelo homem. O documentário La sal de la tierra, dirigido por seu filho Juliano e Wim Wenders, foca justamente nos oito anos que o fotógrafo levou viajando por esses rincões clicando a natureza, mas também o ser humano que ainda não tinha contato com o a civilização industrial. Apesar de fotografar a paisagem de forma soberba, Sebastião Salgado é insuperável em clicar o ser humano. Quem acompanha sua carreira jamais esquece de suas imagens de Serra Pelada ou os Trabalhadores, sobre as facetas do trabalho braçal, incluindo o infantil. De todas as maneiras, sempre é bom saber o processo do artista e como ele plasmou aquelas imagens tão comoventes e assim refletir sobre nossa relação com a natureza.

Em cartaz nos Cine Verdi, Renoir Retiro e Plaza de España, Palafox e Yelmo Cines Ideal 3D.

Flores Raras

4

O novo filme de Bruno Barreto, Flores Raras, narra o romance entre a poeta americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. Ambientado no Rio de Janeiro e em Petrópolis dos anos 50 e 60, a história tem como pano de fundo as transformações urbanas e culturais da então capital do país, com direito a bossa nova, ao modernismo da arquitetura e a construção de Brasília. Mais que um romance entre duas mulheres, o filme é o retrato de duas almas que se encontram em mundos tão diferentes, mas se entendem através da arte, uma com a literatura e outra com a arquitetura. Quase todo falado em inglês, traz Glória Pires no elenco – o que é um bom motivo para você sair de casa- e a australiana Miranda Otto, que participou da trilogia do Senhor dos Anéis.

Onde ? Ateneo 1º de Mayo de CCOO. Calle Lope de Vega, 40

Quando? Sábado, 8 de novembro às 20h00