A “Cidade das Artes e Ciências” em Valência (obra do arquitecto valenciano Santiago Calatrava), possui vários edifícios que se tornaram ícones da cidade. Um entretenimento científico e cultural para toda a família ou amigos, numa área que ocupa cerca de dois quilômetros do antigo rio Turia.
Entre as possibilidades de visitação: o “L’Oceanogràfic“, maior aquário da Europa, que possui sete ambientes marinhos diferentes (cerca de 45 mil exemplares de 500 espécies), como golfinhos, belugas, morsas, leões-marinhos, focas, pinguins e tubarões.
No “Hemisfèric“, um cinema digital 3D, com uma enorme tela côncava de 900 metros, os espectadores são praticamente envolvidos pela magnitude do local. Exibições de vários filmes, principalmente documentários educacionais de no máximo 45 minutos para todas as idades, são disponibilizados diariamente.
Também é possível conhecer o “Museu de Ciências Príncipe Felipe” onde ocorrem exposições interativas sobre ciência e tecnologia, além de oficinas científicas. Mas, se você é aficionado da música, o seu lugar é o “Palau de les Arts Reina Sofia” que de outubro à novembro apresenta programação incluindo óperas, concertos, opereta, ou balé.
As opções já citadas, exigem aquisição de ingresso, no entanto, para o “Umbracle” um imenso jardim de mais de 17.000 m² pelo qual se pode passear contemplando plantas típicas do Mediterrâneo ou esculturas contemporâneas, o acesso é gratuito.
__________________________________
Jornalista David Isaias