Pela primeira vez a Mostra de Cinema Brasileiro – NOVOCINE, chega às salas de cinema em Salamanca. No Teatro Juan del Enzina de Salamanca serão projetados, gratuitamente, diversos filmes de destaque brasileiro.

O NOVOCINE completou em 2016 dez anos de existência na Espanha. Durante esta década, a mostra levou ao país os destaques do cinema brasileiro, com o objetivo de aumentar a interação do publico espanhol com a produção audiovisual brasileira. Em uma parceria entre a Embaixada do Brasil em Madrid e a Fundación Cultural Hispano-Brasileña, este ano a mostra contempla Salamanca pela primeira vez, de 13 a 16 de junho. Não perca a chance de incentivar a produção cultural brasileira prestigiando este importante evento!

Veja abaixo a lista dos filmes que serão exibidos. Todas as sessões serão a partir das 20 horas:

 

Terça-feira, 13 de junho: “Nise”, de Roberto Berliner.

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

Quarta-feira, 14 de junho: “Irmã Dulce”, de Vicente Amorim.

Cinebiografia de Irmã Dulce (Bianca Comparato/Regina Braga), que, em vida, foi chamada de “Anjo Bom da Bahia”, também indicada ao Nobel da Paz e beatificada pela Igreja. Contemplando da década de 1940 aos anos 1980, o filme mostra como a religiosa católica enfrentou uma doença respiratória incurável, o machismo, a indiferença de políticos e até mesmo os dogmas da Igreja para dedicar sua vida ao cuidado dos miseráveis – personificados na figura do fictício João (Amaurih Oliveira) –, deixando um legado que perdura até hoje.

 

Quinta-feira, 15 de junho: “O vendedor de passados”, de Lula Buarque de Hollanda.

O que você faria se pudesse alterar erros ou lembranças dolorosas do passado? Esta é a profissão de Vicente (Lázaro Ramos): ele vende passados às pessoas, criando documentos, fotos e outros indícios necessários para reescrever a história. Esta trama é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito pelo angolano José Eduardo Agualusa.

 

Jonas : Foto

Sexta-feira, 16 de junho: “Jonas”, de Lo Politi.

Em pleno Carnaval um rapaz (Jesuíta Barbosa) sequestra a filha da patroa da sua mãe, por quem sempre foi apaixonado, e a mantém refém dentro de um carro alegórico em forma de baleia. Presos na “barriga” do animal, eles iniciam um romance.

Mais informações no site oficial.