Há 40 anos teve inicio o IFOA – International Festival of Authors (Festival Internacional de Autores) que é mais um dos interessantes projetos culturais que acontece em Toronto. Embora existam eventos entre Setembro e Junho que fazem parte do IFOA, no Outono existem 10 dias de uma agenda bem cheia e que reúne alguns dos melhores escritores contemporâneos para leituras, entrevistas e as famosas assinaturas dos livros após o evento.
O festival já trouxe mais de 8.500 autores durante todos esses anos de existência, alguns bastante consagrados e ganhadores de prêmios nacionais e internacionais, e de mais de 100 diferentes países. Embora este ano não tenha nenhum brasileiro na lista, ela conta com grandes nomes como David Cronenberg (diretor de Marcas da Violência), que lança agora seu primeiro livro e James Ellroy, autor dos livros Dália Negra e Los Angeles – Cidade Proibida, os dois livros tiveram seu roteiro adaptado para o cinema.
Fui ver James Ellroy, que lançou recentemente Perfidia, que vem a ser o primeiro livro da segunda parte do LA Quartet. Como fã, fui esperando ver um pouco da capacidade de auto-promoção e das opiniões fortes e diretas do autor, que possui inúmeras controversas citações. Referencia para quem gosta de crime fiction, a entrevista foi a temas que são recorrentes para quem o conhece e lê, como o assassinato da sua mãe, até hoje não solucionado, e quanto isso influencia na sua obra e sua grande crença em Deus. Também o fato de não ter TV e nem mesmo computador, o que o leva a escrever seus enormes livros a mão. Curiosamente Ellroy não gosta de cinema, mas não vê problema em ter suas histórias na tela grande e justifica isso com humor: dinheiro é um presente que não se devolve. Com essa eu tenho que concordar!
Até Sábado!
Sem Comentários