Continuando a nossa aulinha das últimas semanas, hoje vamos falar do crème de confeiteiro ou para os que preferem em francês, o Crème patissière. Você, [email protected] [email protected], encontrará na web zilhões de versões desse creminho tão versátil e fácil mas que tem seus truques. Como sempre digo, escolha produtos de qualidade e não desanime na primeira tentativa. Insista, persista e não desista e sempre, sempre, sempre leia, procure, seja [email protected], investigue, pergunte, observe. Funciona comigo. Gosto muito também de alterar receitas e nem sempre coloco a quantidade que pedem de açúcar. Considero que se muito doce, o gosto dos outros ingredientes se perde completamente e o objetivo é poder sentir o sabor de cada um.

Ingredientes para uma receita que rende mais ou menos 2 xicaras : 150 gr de açúcar – 45 gr de amido de milho (como 3 colheres de sopa) – 2 ovos – 500 ml de crème de leite quente (como 2 xicaras do liquido) – 1 colher de chá de extrato de baunilha.

Modo de preparo: quebre os ovos e separe as claras das gemas. Em uma panelinha, coloque o crème de leite para esquentar e deve chegar quase ao ponto de fervura. Bata o açúcar com as gemas e acrescente o amido. Bata e acrescente um pouco do crème de leite quente na mistura de ovos. Muito importante, nao jogue tudo de uma vez pois terá ovos mexidos. Após ter temperado a mistura de ovos com um pouco do crème quente, coloque o resto, misture e leve ao fogo novamente. Dessa vez, em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Como um mingauzinho de maizena (com mais sabor, claro). Quando chegar ao ponto de papinha, retire do fogo e acrescente a baunilha. Transfira para um recipiente e cubra com um filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Depois de frio, esta pronto para fazer parte de suas criações.

Me conta depois,

bjs