A Espanha é um dos países mais histórica e culturalmente ricos da Europa. O que a torna tao peculiar em meio aos outros países do continente é a mistura de culturas diferentes – e muitas vezes opostas – que ajudaram a formar o país que conhecemos hoje. Na arquitetura e na cultura de seu povo é possível perceber misturas árabes a inglesas, ocidentais a orientais.

Na culinária é onde este encontro fica mais evidente, em forma de sabores e ingredientes dos mais diversos. Turistas brasileiros certamente se adaptam com facilidade à comida local, já que o Brasil também é conhecido por sua mistura de sabores e culturas.

Por ser um país costeiro e não muito extenso, é fácil encontrar em praticamente todas as suas cidades peixes e frutos do mar frescos em seus mercados. Os espanhóis apreciam, e muito, os pratos com base de ostras, camarões e peixes diferentes. Para completar o menu, que é muito saudável, pães, batata e feijão acompanham os pratos.

A culinária varia bastante de acordo com a região, e apesar do grande apreço pelos frutos do mar, os ingredientes principais do dia a dia são vindos da terra, como verduras e legumes. Por isso, não deixe de experimentar os pratos mais tradicionais do país! São eles:

1. Paella: o mais famoso prato espanhol, é clássico em todo o mundo. A mistura de mexilhões, camarão e um arroz temperado com legumes é de dar água na boca!

2. Churros: utilizado como acompanhamento para deliciosas bebidas quentes, é mais apreciado durante o inverno – e tradicionalmente servido sem o recheio como conhecemos no brasil. Sua massa fina e longa é crocante e também delicada, não deixe de fora da lista!

3, Chorizos: de diversos tipos e tamanhos, os variados temperos destas iguarias acompanham pratos como o pringá – um prato com carne assada e salsichas, em um ensopado perfeito para dias mais frios

4. Gachas: simples e servido como acompanhamento, este prato consiste em apenas farinha, azeite, água alho e sal. Um prato que acompanha os espanhóis desde épocas medievais, é bastante forte para quem está doente ou precisa de uma alimentação leve.