Wow!  Loves in the air! O próximo sábado, dia 14 de fevereiro, aqui na Espanha, promete ser um dia especial para muitas pessoas: Dia de San Valentin (Dia dos namorados), Carnaval e estréia do filme As 50 sombras de Grey. O tema amor estará por todos os lados, gostaria de dividir com vocês algumas curiosidades sobre o tema…

IMG_20150210_005124

A química do amor…

A antropóloga Helen Fisher, autora do livro “Porque amamos?”, nos revela seu ponto cientifico sobre o amor, com afirmações como esta:

  • Existe uma “fábrica” dentro do nosso cérebro que produz a dopamina, um estimulante natural, que nos faz sentir euforia, plenitude e proporciona mudanças de humor.
  • Cada vez que criamos um pensamento, sentimos uma emoção ou estamos motivados, nosso cérebro se transforma quimicamente, de alguma maneira se pode dizer que quando estamos apaixonados, estamos “loucos”, pois os comandos cerebrais modificam de acordo com a quantidade e intensidade hormonal. Somos o que nossos hormônios determinam!
  • O amor romântico, como também o chocolate ativam os mesmos tipos de neurônios, por este motivo são como vício para algumas pessoas, pois acionam a sensação de prazer e bem estar.
  • Os homens e as mulheres vêem a infidelidade de forma distinta, as mulheres temem a infidelidade sentimental, associada aos cuidados com os futuros filhos, ou seja, a continuação da espécie humana, reprodução. Os homens preocupam-se mais com a infidelidade sexual, pois querem assegurar que geneticamente os filhos são seus.
  • Quando nos apaixonamos, criamos uma vigilância obsessiva, o nosso pensamento está constantemente ligado a pessoa amada e queremos saber muitos detalhes sobre ela, transformando-a em um “objeto de desejo”. Nossa atenção se concentra em querer estar o maior tempo possível com a pessoa amada, não medindo esforços, como mudar de país, fazer todo tipo de sacrifício para estar ao seu lado.

Amor, Sexo ou amizade?

  • Uma pesquisa publicada por Psychology Today, a professora Heidi Reeder, confirma que 20% dos entrevistados admitiram ter feito sexo com amigos e que depois a amizade melhorou, 76% revelaram que depois de este momento íntimo, a amizade ficou mais fortalecida. Esta pesquisa demonstrou uma mudança de mentalidade na sociedade atual, criando a possibilidade de relacionar-se sexualmente, sem necessariamente ter a obrigação de serem mais que amigos.
  • Carolyn Bradshaw, diretora de investigação da Universidade James Madison de Virginia (EUA), revela que o medo e a insegurança estão muito mais presentes  nas mulheres do que nos homens, pois as mulheres preferem relações estáveis (41% x 21%), onde o interesse esteja realmente na relação amorosa, já os homens tem o  medo de que as mulheres criem uma obsessão, uma dependência emocional.

 

IMG_20150210_003026

 

Você, dono do seu destino…

Elsa Punset, no seu livro ” uma mochila para o universo” está convencida de que a felicidade depende, quase 50% da nossa atitude, centenas de neurocientistas e estudos estatísticos apoiam esta teoria. Portanto, seria ótimo ter uma bússola emocional que nos guie ao trilhar o caminho da vida, que poderia abrir e extrair dela a ajuda ou conselho necessário para gerenciar bem as nossas emoções.

Espero que o próximo sábado seja um dia feliz para você, lembrando sempre que só podemos dar aquilo que temos, só podemos dar amor, se nos amamos e nos respeitamos.

Este Blog tem como objetivo convidar você a pensar, reflexionar, questionar sobre temas relacionados às Emoções, deixe aqui sua opinião. Welcome!