Está em cartaz no teatro Teatro del Barrio, somente neste fim de semana, o musical “Cuando Adolfo encontró a Paco”, baseado na célebre entrevista que os então líderes da Alemanha e Espanha, Adolf Hitler e Francisco Franco, tiveram na cidade de Hendaya, em 1940. Os dois ditadores estiveram reunidos por sete horas e muito se especulou sobre o quê e como foi discutido nesta reunião, pois nada de concreto foi divulgado.
Posteriormente, o regime franquista diria que Franco garantiu a neutralidade do país na guerra. Os críticos rebatem, pois embora a Espanha não tenha enviado soldados – salvo a Divisão Azul – continuou comercializando com a Alemanha, o que não caracteriza a neutralidade na guerra propriamente dita.
Seja como for, os roteiristas Pepe Macías e a brasileira Carla Guimarães propõe uma interessante versão desta história. Inicialmente, o roteiro rendeu um curta-metragem e, inspirados na canção final que um dos protagonistas interpretavam, a obra foi adaptada como comédia musical. É um ótimo programa, especialmente nestes dias em que as pessoas esqueceram que rir dos poderosos é também lembrar que somos todos humanos.
Serviço
Hendaya. El musical
Teatro del Barrio. Calle Zurita, 20, Metrô: Lavapiés, L3
Preço: 10 (antecipada) a 12 euros (no dia do espetáculo).
Somente do dia 23 ao 25 de janeiro.
Horário: 23 e 24, às 20h e dia 25, às 19h.
Juliana Bezerra escreve neste espaço e no blog Rumo a Madrid.
[…] brasileira Carla Guimarães estreia “Mujeres desesperantes”, sua nova peça ao lado de Pepe Macias. Este trabalho […]