O dia santo mais bem comemorado do mundo é com certeza o St. Patrick’s Day. Para quem não sabe, Saint Patrick é o padroeiro da Irlanda, e dia 17 de Março é seu dia. Eu não sei o porquê se tornou tão popular ou tão ligada a beber cerveja e diversão, mas onde tiver um pub tipicamente irlandes você vai achar alguns bêbados celebrando este dia. Particularmente é minha festa favorita, e sempre procuro algum evento na cidade em que estiver. Se você não está habituado a esta celebração, saiba que ela envolve alguns dos principais símbolos irlandeses: Leprechaun, pote de ouro, trevo, cerveja e qualquer item nas cores verde, branco, laranja ou dourado.

Em 2012, quando tive o prazer de estar em Dublin para o St Patrick, resolvi viver a experiência completa do que o feriado poderia me oferecer. Como a festa ocorre durante todo o fim de semana, fui a missa na St. Patrick Cathedral um dia antes (porque o feriado é católico, assim como o país), vi o desfile pelas ruas do centro da cidade e de quebra ainda sair pros bares com os amigos (sim, barES). Neste dia é bem dificil conseguir um copo de cerveja num pub, os bares ficam cheios demais e chegar até o balcão é um desafio grande. Bem, aqui no Canadá resolvi tentar algo similar. A comemoração em Toronto do dia de São Patrício é a maior do país, e isso já me animou muito. Vamos ao roteiro de celebrações!

Missa: Toronto é uma cidade com muitas igrejas, porém nem todas são católicas. Para atender a missa neste dia, vá direto para St Patrick’s Catholic Church, uma igreja que tem missas em inglês e em alguns horários em alemão. Prefere a missa em português? Saint Anthony’s Church oferece a opção alguns dias na semana.

Desfile: Como dia 17/03 caiu numa terça este ano, a parada aconteceu dia 15/03. Com duração de 1:30h, o desfile teve cobertura televisiva.

O que este desfile tem de especial? Como tudo por aqui, há um esforço em representar a todos. Há um esforço para representar os 32 condados irlandeses, além de divulgação da culturais de outros países que não a Irlanda.

A parada tem também representantes da prefeitura e associações da cidade. Uma das partes mais tocantes do evento foi, sem dúvida, foi ver os “Food Drivers”, agentes do Toronto Paramedic Association e Toronto Paramedic Services Volunteers, coletando alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos.

Festas: O fim de semana que antecedeu  o St Paddy’s Day, e também no próprio dia 17/03, pubs e bares da cidade iniciaram as atividades as 11h da manhã, muitos deles oferecendo não só várias opções de famosas marcas de bebidas irlandesas, como Guinness e Jameson, como também comida típica do país e bandas de música irlandesa ao vivo para animar a festa. Claro que não dá pra deixar o verde de fora nem na cerveja, que nesse dia tem sua cor alterada, pra alegria dos clientes. Eu fui aproveitar meu dia num dos tradicionais pubs da cidade, o P J O’Brien. Por lá a festa foi muito animada.

Uma coisa interessante que vi na TV na terça-feira foi a cobertura dos canais de notícia sobre o evento, mostrando sempre um repórter ao vivo diretamente de um bar, e o que estava acontecendo por lá. Claro que também teve a noticia inusitada: divulgaram que a policia iria estar nas ruas a noite fazendo “blitz”, para evitar que as pessoas bebessem e resolvessem dirigir. Participa do Delorean Owners Club? Deixa a máquina em casa!

Ah, é sempre bom deixar claro as regras da província de Ontário:

 – Um motorista pode apresentar até 0.05 concentração de álcool no sangue. Entre 0.05 e 0.08 ele terá uma punição administrativa. A partir de 0.08 é uma infração penal.

– Só é permitido servir bebida alcoólica em bares entre 11 da manhã e 2 da madrugada.

– Você só pode beber a partir dos 19 anos. Os bartenders são ensinados a pedir o documento de identidade de qualquer pessoa que aparente ter menos que 25 anos, para evitar qualquer tipo de problema.

Até Sábado!