Em Novembro teve inicio a temporada de eventos do período natalino, ansiosamente esperada por muitos. Já falei por aqui da chegada do Papai Noel na cidade, e no último fim de semana aconteceu a Cavalcade of Lights, quando acenderam as luzes da árvore de Natal oficial da cidade de Toronto. É um evento que leva muitas pessoas a praça da prefeitura, e que conta com show de artistas locais (esse ano com muito Hip Hop), pista de patinação no gelo e 10 minutos de queima de fogos de artifício. Para ajudar os realizadores do evento, o tempo estava agradável, temperatura em torno dos 10 graus e a neve não apareceu.

 

Sou suspeita para falar de shows pirotécnicos, porque acabo sempre gostando muito, mas o mais surpreendente neste caso foi o fato dele acontecer tão perto da multidão. Há poucos metros do público, uma variedade de fogos saiam do chão e de cima do prédio da prefeitura da cidade. Até efeito com fogo teve! Foi uma exibição bonita, que não deixou sentir saudade do tradicional Réveillon em Copacabana.

Curiosidade do evento? O tamanho da árvore. Ela tem em torno de 15 metros de altura e foi colhida aqui na província de Ontário. Os números do pinheiro em questão são grandes: 3 – 4 horas para ser colocado no lugar, 3 dias para fixar e 2 semanas para decorar e colocar as luzes. Como não é o primeiro pinheiro natural que vi por aqui, óbvio que me interessei em saber se isso tudo era desmatamento e o que fazem com esse tanto de árvore passadas as festas. Descobri que o Canadá tem plantações de pinheiros de Natal e por ano são produzidas mais de 5 milhões de unidades, parte delas segue para exportação. Passado o período das festas, muitos canadenses que optam por ter a árvore natural, enviam para a reciclagem, e o mesmo faz a prefeitura da cidade.

Com os dias mais curtos e o frio presente há 1 mês, é com grande alegria e animação que os eventos de final de ano são recebidos pelos torontonians, que podem ir as ruas para aproveitar as belezas da estação e do Natal.

Até Sábado!