Com o Natal já batendo na porta, porque não falar das delícias servidas no jantar natalino no Canadá? Embora tenhamos alguns pratos em comum, como o tradicional peru, nozes e castanhas, aqui acabei provando algumas novas guloseimas não tão tradicionais nas mesas brasileiras.

Gingerbread – biscoito ou bolo feito de gengibre e mel. São encontrados em duas formas bem populares: casas e bonecos. Claro que já comi desses deliciosos biscoitos no Brasil, mas sempre em estabelecimentos que vendem comida tradicional alemã. Entendi a popularidade dos biscoitos de gengibre quando vi locais que oferecem a opção de levar seus filhos para decorar seus próprios bonecos ou montar e decorar as casinhas para levar para casa. Tradição adorável, não?

Fruitcake (Christmas cake) – tradicional bolo de natal feito de frutas cristalizadas e/ou frutas secas, nozes e brandy. E para aqueles que lembraram do tradicional bolo de noiva de Pernambuco, é isso mesmo, o bolo é muito parecido, inclusive o tempo que leva pra ficar pronto, porém não usam o vinho do porto, e sim uma bebida destilada. Este bolo também é servido em casamentos.

Candy cane – as famosas bengalinhas de açúcar! Não sei se doces deste tipo permaneceriam intactos no calor que faz no Brasil na época de Natal, mas sei que sempre tive muitas destas de plástico na minha árvore.

Eggnog – bebida feita de leite, açúcar e ovos (no ponto de conhecido por “claras em neves”). Se não bastou a ideia do ovo misturado ao leite pra te deixar com nojo desta bebida, muitas vezes adicionam rum e finalizam com canela ou noz-moscada. Claro que tem muita gente que adora a bebida, tanto que ele é oferecido para os alérgicos a lactose nas versões com leite de soja, coco, arroz e amendoa. Ah! Se você ainda está disposto a provar, beba com moderação, por uma xícara de eggnog tem mais de 300 calorias.

Stuffing – esse é conhecido no Brasil, embora não seja tão popular. É uma mistura de crouton, cebola, aipo, sal, pimenta e outras ervas. Algumas vezes alguns dos órgaos como coração e moela são cortados e adicionados a mistura.

Ah, e você ainda reclamando das passas no arroz, né?

 

Feliz Natal a todos!!!