Desde criança sempre fui louca por botas. Achava que era o item mais legal que uma mulher poderia usar. Não sei se posso responsabilizar a Xuxa por essa minha fixação pelo tipo de calçado ou se é só um bom gosto nato, mas sei que finalmente poder usar botas todos os dias foi a realização do sonho de infância.

Claro que existem diferenças entre as charmosas botas para um dia frio de Outono, as feitas para enfrentar aqueles dias de chuva da Primavera e aquela que você precisa pra que seu pé não congele andando por toda a neve acumulada durante o Inverno. E qualquer aficcionada por sapatos pode me dizer que vai arriscar sair de casa com sua linda bota de couro com salto 10 em meio a tempestade de neve, mas estou aqui para contar como parte das mulheres faz para manter os pés quentes e andar  em segurança na rua e ainda assim estar linda no trabalho. Grande parte carrega um sapato diferente e quando chega no trabalho, além de tirar o casaco, cachecol e touca, tira também suas botas sem graça e trocam por seu lindo scarpin ou sapatilha no escritorio. Pelo menos em Toronto, quem trabalha em Downtown ainda pode sair desse jeitinho para almoçar se o prédio em que está tem acesso direto ao PATH e seus 30km de caminhos subterrâneo e aquecidos, longe do horrendo frio que faz nas ruas nesta época do ano.

Se você não conhece muitas opções de marca de botas para o inverno, seguem algumas bem populares:

Sorel – a minha marca do coração. Pode parecer um exagero, mas quando cheguei aqui passei quase um mês procurando botas pro inverno que me oferecessem um bom custo beneficio. Eu queria uma bota que aquecesse, impermeável, que evitasse os escorregões e que de quebra desse pra usar com jeans ou legging. Achei o modelo Caribou e descobri que é possível manter meus pés aquecidos a -20 graus. Elas são pesadas,no começo achei que não me acostumaria (foi a mesma coisa com o casaco) e agora já não sinto mais desconforto ao usá-las. Claro que a marca oferece outros modelos. Dá uma espiada no site.

Kamik – outra marca muito popular. Achei menos opções de modelo à prova d’água, o que me fez desistir rápido de comprar. Se está buscando uma que tenha isolamento térmico e seja à prova d’água, vá direto a linha Peak.

Timberland – uma das marcas queridinhas dos aventureiros. as botas e sapatos de caminhada da Timberland são bem populares, inclusive no Brasil. Não conhecia a linha de inverno deles, e assim que pesquisei e não vi botas com isolante térmico, desisti. Mesmo assim não vi criticas para o produto, ninguém reclamando que não aquece propriamente.  O grande apelo da marca pra mim? O produto é sustentável, utiliza mais de 40% de borracha reciclada, o que é bom pro meio-ambiente.

 

UGG – as australianas que me desculpem, mas a Ugg é o equivalente aos Crocs do mundo das botas. elas são bem aceitas, vejo muita gente usando, e com isso só posso concluir uma coisa: devem ser extremamente confortáveis. O que mais faria alguém usar uma bota tão feia? Como não vou fazer o teste para não correr o risco de cair em tentação, eu já comecei eliminando a possibilidade de usá-las. Claro que estou falando do modelo clássico. As opções de bota pra temperaturas mais baixas são bonitas, mas também são mais caras que o equivalente das outras marcas.

Hunter – as queridinhas da estação foram as botas de chuva da Hunter. Como são feitas de borracha, elas são impermeáveis, porém não são feitas para frio. Mas existe um jeito para tudo, e muitas das mulheres usam as clássicas botas Hunter com meias coloridas com isolamento térmico ou de lã. A própria Hunter vende meias para usar com as botas. O conjunto fica realmente muito bonito e procurei como uma louca uma bota destas que eu pudesse usar em dias menos frios do Outono/Inverno, mas todas ficaram super justas na batata da perna, mesmo sendo número maior.