Alguma vez você já se perguntou quais são as coisas e as situações com que você tem medo? Mas não se preocupe. O sentimento de medo é natural e inerente ao ser humano. O que não impede que muitas vezes essa emoção universal tornar-se perigosa.

Medo 1

É natural que as pessoas falem do tema de sentir medo de algo ou de alguma coisa. O que não é natural é quando esta percepção atinge um nível grave de irracionalidade, como no caso de fobias.

Mas antes de aprofundar na questão, gostaria de esclarecer que o medo, como outras emoções qualificadas como negativas, podem nos ajudar na busca do nosso auto conhecimento, pois as emoções podem funcionar como ferramentas de auto-aprendizado. Entender porque sentimos medo, ansiedade, impotência e desconfiança, nos ajudará a entender também o outro, podendo assim ser mais assertivos (último post…) nas relações.

 

Sair da nossa zona de conforto, costuma causar muito medo,devido a falta de confiança em nós mesmos. É muito importante trabalhar as expectativas que geramos.  A sensação de que nós não gostamos de admitir para os outros as nossas fraquezas e inseguranças. Além disso, a origem dos medos também tem um componente cultural. Ou seja, suas características dependem da cultura em que o indivíduo está inserido.

A cultura de cada lugar, marca claramente o ser humano, especialmente no que determina o que é certo e o que é errado. Afinal de contas, a religião, política, economia e educação são os pilares em que se baseiam as crenças e, portanto, o comportamento da nossa sociedade. Cada cultura tem gerado seus próprios medos.

 

O medo também tem sido historicamente utilizado e ainda é usado como arma de controle. É uma arma quando usada extensivamente de forma a manipular através do poder econômico sem escrúpulos, o poder político e do poder religioso. Porque o medo sempre foi um mecanismo utilizado pelos fortes sobre os fracos, uma maneira de aproveitar a situação, a cobiça pelo poder.

Superar os medos não significa apenas uma vitória sobre si mesmo, sobre as nossas incertezas e inseguranças, mas também vencer aqueles que usam para seu próprio benefício. Uma sociedade sem medo é uma sociedade livre.

Lembre se: Sempre o medo é maior do que a realidade!

 Medo 2

Comparto com vocês a letra de uma música…

VOCÊ TEM MEDO DO QUÊ ?

Me diz o que te faz pensar
Que não podemos lutar, pra mudar, melhorar
E o sonho conquistar

Vejo no seu olhar, que você quer chegar
Onde todos um dia quiseram te derrubar
Quero te ouvir dizer, quero te entender
Então me diz agora você tem medo do quê ?

Você tem medo do quê ?
Você tem medo do quê ?
Medo do quê …

Te digo em palavras sem demagogia
Hoje nasce, cresce e morre
Pra amanhã nascer um novo dia

É importante saber
Não deixar se envolver
Por isso te pergunto então
Você tem medo do quê ?

Você tem medo do quê ?
Você tem medo do quê ?
Medo do quê …

Chame a responsabilidade pra si
Faça o que devia ter feito
Lutar com respeito e humildade
Sempre foi virtude, nunca foi defeito não

Link: http://www.vagalume.com.br/spazio/voce-tem-medo-do-que.html#ixzz3Skqij8Mo

OBS: Respostas / último post… Test Assertividade: Cena 1: A é agressivo (a afirmação hostil de A, provoca ressentimento e retração) / cena 2: A é agressivo (a forma de falar é acusadora, B fica na defensiva)  / cena 3:A é passivo ( a linha de atuação de A produz fracasso por não conseguir expor a importância necessária para o fato) /cena 4: A é assertiva (explica de forma não agressiva e está aberta a escutar).