A variação do clima na região é o principal motivo para a ocorrência do tornado registrado na última quarta-feira (1º) em Brasília, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Você tem sol, depois o tempo fica nebuloso, chove e depois sol de novo. É esse tempo variável, com áreas de calor e outras mais frias, que provoca o aumento na diferença da pressão atmosférica, fazendo o vento cirucular e facilitando a formação do tornado“, ressalta Manuel Rangel, meteorologista do Inmet. O tornado afetou o funcionamento do aeroporto, que ficou fechado por cerca de uma hora e 11 voos foram desviados para Goiânia e Belo Horizonte.

8bx6m5dd4u_1f5k6vkjev_file

Para que um redemoinho comum seja considerado um tornado é preciso que os ventos cheguem a uma velocidade superior a 65 quilômetros por hora (km/h). Na tarde de ontem, os ventos chegaram à velocidade de mais de 95 km/h, suficiente para causar danos ao aeroporto, escolas da Asa Sul e derrubar árvores pela cidade.

Apesar de considerar a ocorrência improvável, Rangel disse que há potencial para que novos tornados se formem no país. “Para que um fenômeno desses aconteça, basta que condições climáticas naturais estejam alinhadas. Mesmo assim não devemos esperar por outro“.

Dados do Inmet apontam que pode voltar a chover na região de Brasília hoje (3), mas a previsão é sol e clima estável durante todo o final de semana.

Segundo o Inmet, o órgão não contabiliza o número de ocorrências de tornados no Brasil.

Com informações da Agência Brasil

Por: Da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

Conteúdo publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil

( Texto retirado na íntegra )