Os apreciadores da dança não podem perder um dos acontecimentos mais aguardados do ano, o “Festival Latino Americano de Dança Folclórica Israeli (“Choref)” – em sua 15ª edição, nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro tendo como palco, o Salão de Atos da Reitoria da UFRGS, em Porto Alegre (RS).

A “Diversidade em Movimento” será o tema das apresentações do festival, que projeta uma presença de público em torno de três mil pessoas, nos três dias de atividades.

Além dos espetáculos, onde participam cerca de 850 bailarinos de dança folclórica israeli de todo o Brasil e America Latina, também haverá: “Whorkshop” com os coreógrafos israelenses Rafi Ziv e Ilan Suissa (Hotel Holiday Inn) e seminários/atividades paralelas, na Hebraica/RS.

O ”Choref” que traduzido significa “Inverno”, é realizado a cada dois anos, e já completa 30 anos de realização ininterrupta, fazendo parte, inclusive, do calendário de eventos oficiais da capital gaúcha.

unnamed (1)

Criada em 1993, pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul, a Fundação Israelita Brasileira de Arte e Cultura “Kadima” visa: promover, produzir, apoiar e divulgar atividades artísticas vinculadas à cultura e ao folclore judaico, valorizando e incentivando a manutenção e criação de grupos que atuem com esta finalidade.

O “Kadima”, através de suas iniciativas possibilita que pessoas de todas as idades possam de alguma maneira, engajar-se neste processo de preservação cultural, gerando uma crescente identificação com suas origens e valores. A entidade atua há 35 anos neste contexto, e já formou mais de 700 dançarinos ao longo deste período.