Assim como nos Estados Unidos, aqui no Canadá o dia dos namorados é celebrado em 14 de Fevereiro e é conhecido como Valentine’s Day.

 

Não só a história do São Valentim como também da escolha do dia dos namorados ser nesse dia é bastante controversa. Alguns falam da data ser escolhida devido ao período de comemoração do festival pagão da Lupercalia, que tinha como objetivo purificar a cidade e promover saúde e fertilidade. Para manter o clima de namoro no ar, manteremos como a história oficial aqui no blog a que tem mais romance incluído. Diz a lenda que o imperador romano Claudius II proibiu a celebração de casamentos para que seu exército crescesse. Ele achava que se os rapazes casassem não teriam interesse em entrar no exército, e que homens casados não eram bons soldados. Aí que entrou o querido São Valentim, que celebrava os casamentos escondidos para felicidade de todos.

 

Claro que ele foi descoberto, preso e condenado a morte e enquanto ele estava preso os jovens jogavam flores e bilhetes para ele. Bem, a história termina com ele sendo decapitado no dia 14 de Fevereiro de 270. Para fins de adaptação televisiva, o imperador Claudius II também morreu neste mesmo ano.

A tradição dos dias dos namorados aqui sempre me pareceu um pouco diferente da que temos no Brasil. O fato de ter troca de presentes, programas românticos a dois, e número médio  de pedidos de casamento subindo é igual em muitos países, independente da data que se comemora.

A curiosidade do Valentine’s Day é que a data é de uma felicidade que envolve não só casais de namorados, mas também celebra as relações de amizade das crianças que fazem cartões para suas mães e professores.

Até os pets entram na onda, onde estima-se que 3% dos americanos que tem um animal de estimação compram presentes para os seus amiguinhos neste dia. Fofo, não?

 Aqui no Canadá distribuir cartões em datas comemorativas ainda é bastante popular. E não podia ser diferente no Valentine’s Day. Uma opção diferenciada é fazer o cartão e presente você mesma e entregar ao seu amor. Bom pra quem quer algo personalizado, e para quem está com orçamento um pouco mais apertado também.

 

Para tornar tudo ainda mais interessante, vale não só apelar pro romantismo, como também fazer algo mais leve e divertido. Neste site achei algumas opções criativas de presentes para o namorado. Claro que inspiração para decoração e comidinhas (e presentes para as meninas!) para este dia podem ser achados aos montes na internet, o que promete o casal ter um dia mais relax, longe de enfrentar filas de restaurantes ou cinema, e com isso aproveitar mais a companhia um do outro.

 

Estando por aqui ou não, aproveite o Valentine’s Day e comemore mais um dia especial junto com seu amor.

 

Até Sábado!