É verdade ou mentira? Será essa pergunta que devemos nos fazer ao entrarmos em perfis alheios nas redes sociais?

O que não podemos negar é que a criatividade pode ultrapassar todos os limites da realidade. Que o diga a holandesa Zilla Van Den Born, de 25 anos. Que surpreendentemente usou sua imaginação para completar um trabalho acadêmico, forjando uma viagem para o Cambodia e a Tailândia sem precisar deixar a sua casa em Amsterdam.

Zilla Van Den BornPara convencer seus amigos e familiares, Zilla usou bastante Photoshop em suas fotos, muita criatividade e, para a divulgação, as redes sociais. Além de postar as fotografias da “viagem dos sonhos” no Facebook, ela ainda conversava com os pais pelo Skype. As vídeo chamadas eram feitas em um quarto personalizado com decorações de natal. Tudo montado por ela para enganá-los.

Zilla-Van-Den-BornZilla-van-den-Born

E ela ainda foi mais convincente: no dia da viagem, a holandesa pediu para os pais a deixarem no aeroporto mais próximo e, em seguida, voltou para a sua casa de trem.

Zilla Van Den Born

Em Amsterdam, ela saia para visitar comunidades budistas e, assim, fazer registros mais reais.

Zilla van den Born

Zilla Van Den Born

A maioria das fotos, porém, era feita em casa. As de mergulho em águas cristalizas, por exemplo, foram tiradas em sua piscina e depois modificadas no computador.

Zilla Van Den Born

Zilla-van-den-Born

Zilla explicou o motivo de ter feito a “pegadinha“. “Fiz isso para mostrar para as pessoas que nós filtramos e manipulamos o que a gente posta nas mídias sociais. Criamos um mundo ideal online no qual não se pode mais encontrar a realidade. Meu objetivo era provar como é comum e fácil para as pessoas distorcerem a realidade”, comentou a estudante de design gráfico.

Born Van Den Zilla

E a pergunta que não quer calar: Você seria capaz de disimular a sua realidade para impressionar outros?