Dizem que tudo na vida tem uma sequência, uma ordem e que para correr você deve primeiro aprender a andar. Foi como começamos na vida: engatinhar, cambalear e por fim, poder andar com firmeza e fé. Imaginei então uma sequência de receitas onde começaríamos da base e chegaríamos até o resultado final: a tortinha completa e decorada com o recheio .Essa massinha chamada pâte sucreé, é versátil e tem o gosto enriquecido por ovos e açúcar. Pode ser congelada por um mês (só tem que descongelar por uma hora antes de usá-la em temperatura ambiente). Vale a dica: quando estiver lidando com este tipo de massa, todos os ingredientes devem estar frios, não congelados.

Ingredientes: 2 ½ xic. de farinha de trigo – 3 colheres de sopa de açúcar – 1 tablete ou 1 xicara de manteiga (fria e cortada em cubinhos) – 2 gemas de ovos – ¼ de xicara de água gelada.

Preparo: Bata por 20 segundos no processador de alimentos a farinha, a manteiga e o açúcar. Deve ficar com a aparência de areia.Bata à parte os ovos com a àgua e com o processador ligado, acrescente os líquidos, devagarinho. Dê umas quatro pulsadas até a massa parecer mais úmeda. Não bata por muito tempo. Máximo 30 segundos. Para comprovar que a massa está no ponto, aperte um pouquinho na mão. Se parecer cohesa, está pronta. Se parecer quebradiça acrescente água aos poucos, 1 colher de chá. Divida a massa em 2 bolas iguais. Achate cada uma delas, em forma de disco e mantenha pelo menos 1 hora antes de usar, na geladeira. Abra a massa no formato das forminhas. Asse em forno 180C por pelo menos 15 minutos até ficarem douradinhas.

No próximo post, vou ensinar a fazer o recheio de crème patissière.

Beijos

Ivana S.