Os espanhóis são alegres e cheios de energia, por isso a cultura do país é facilmente assimilada principalmente por brasileiros. No entanto, alguns hábitos culturais em Madri podem surpreender ou até deixar qualquer turista curioso. De onde vem a siesta, por exemplo? Hoje listamos algumas curiosidades de Madrid para você se preparar para sua visita!

  • A cidade foi nomeada Madrid em referência à expressão árabe Al Majrit, que significa ‘fonte de água’. Durante a ocupação moura, a cidade foi um importante ponto de ocupação por causa do grande rio Manzanares, que passa pela capital espanhola.
  • A capital possui mais de 4 milhões de habitantes – e recebe cerca de 6 milhões de turistas por ano, sendo a quarta cidade mais visitada em toda a Europa. Para se ter uma ideia, a Espanha possui atualmente cerca de 46 milhoes de habitantes, e no ano passado recebeu 54 milhoes de turistas!
  • A cidade possui estrutura de transporte modelo para o mundo, buscando cada vez mais acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção. O metrô, por exemplo, é comprovadamente mais eficiente no deslocamento entre regiões da cidade do que em carros, por exemplo.

building-1875052_1920

  • As festas e baladas noturnas raramente começam antes das 22h. Até mesmo bares e restaurantes em bairros badalados tendem a abrir mais tarde – a diversão só começa realmente após a meia noite!
  • Uma das estátuas mais fotografadas da cidade é a figura do rei Felipe III, coração da Plaza Mayor. No entanto, poucos sabem que no passado o local funcionava como um ‘cemiterio’ de pássaros. Isso ocorria pois, até o século XIX, a boca do cavalo da estátua era aberta, local convidativo para os pássaros da praça se abrigarem e iniciarem seus ninhos. Ao entrar, os animais não conseguiam mais sair, por ser uma passagem muito estreita, e assim se prendiam em uma armadilha acidental. Hoje, a estatua é fechada por esta razão!
  • A cidade abriga o restaurante mais antigo do planeta! A Casa Botin funciona desde 1725, quando foi fundada pelo francês, Jean Botin. Mais tarde, a família Gonzales Martín assumiu o controle do local, mantendo o nome e a fama de seus mais de 300 anos de história e receitas famosas. O artista Goya chegou a retratar o restaurante em uma de suas obras!