Pesquisadores da Universidade de New Haven descobriram uma falha de segurança no aplicativo WhatsApp. A falha aparece no sistema de compartilhamento de posição do aplicativo, que se comunica com o Google Maps sem proteger o tráfego de dados. O problema é que o WhatsApp faz essa transmissão de maneira desprotegida, sem um certificado de segurança.

Com isso, fica fácil para um hacker que está vigiando a rede conseguir essas informações, sem nem ao menos precisar utilizar o aplicativo.
O problema maior é que esta não é a primeira vez que especialistas detectam falhas de segurança no aplicativo móvel. Em março, um grupo de segurança holandês descobriu que era possível um invasor acessar o histórico de conversas dos usuários do Whatsapp com muita facilidade.

A empresa tentou acalmar os ânimos dos usuários no período diminuindo a importância da brecha, mas os argumentos não foram os melhores. Nesse novo caso, ao menos, a vulnerabilidade já deverá ser corrigida na próxima atualização, segundo informaram os pesquisadores. Enquanto isso, o melhor a se fazer é evitar compartilhar a localização pelo app.