A Casa do Brasil expõe fotografias do gaúcho Ricardo Teles de Freitas que compõem a série “Estrada de Grãos”. Nascido em 1966, em Porto Alegre, mas vivendo atualmente em São Paulo, o fotógrafo percorreu o caminho dos cereais desde as fazendas até a cidade, transportados por caminhoneiros pelas estradas do Brasil. O resultado são imagens poéticas onde está presente justamente o lado humano dos motoristas que trilham distâncias enormes para entregar suas cargas.

ricardo

 

Ali estão a solidão da profissão, os precários bares de beira de estrada onde também existem pessoas de carne e osso e o caráter provisório deste ofício mostrados de maneira humana, como se os grãos fossem os coadjuvantes deste percurso. Graças ao olhar de Ricardo Teles de Freitas descobrimos que alguns caminhoneiros viajam com a família e que os caminhões podem se assemelhar a verdadeiros lares para amenizar a saudade de casa. Ainda vemos paisagens deslumbrantes do cerrado, a camaradagem entre os colegas durante as paradas e as péssimas condições das rodovias pelas quais percorrem grande parte da riqueza do país.

Por este trabalho, Freitas recebeu o prêmio de melhor fotografia de Viagem pelo Sony World Photography Awards, em 2014. Apaixonado por retratar o país em imagens, já publicou dois livros, “Saga – Um retrato de colônias alemãs no Brasil” e “Terras de Preto – História de nove comunidades quilombolas no Brasil”.

Onde? Casa do Brasil Avenida del Arco de la Victoria, 3. Metrô:  Moncloa e Ciudad Universitaria.

Quando? Até 15 de março

Juliana Bezerra escreve neste espaço e no blog Rumo a Madrid.