espana-flagPara quem mora ou pretende morar em outro país, o termo choque cultural pode parecer familiar, certo? Isso acontece porque, fora de nossa rotina, lidando com um idioma e pessoas diferentes, o impacto inicial da mudança de hábitos em nossas vidas pode causar estranhamento. Para alívio dos brasileiros que pretendem morar na Espanha, alguns destes hábitos podem ser semelhantes aos nossos.

Entenda as diferenças!

O importante, em todo o caso, é conseguir lidar com estas diferenças de modo respeitoso. Entender a cultura local previamente é um fator importantíssimo na hora de se planejar uma viagem! Lembre-se que, assim como nós podemos parecer estranhos ou diferentes por nossos hábitos – e exigimos espaço para nos sentirmos confortáveis – é necessário entender os anos de história que levaram a estas práticas. Aqui listamos algumas delas, comuns aos espanhóis e que podem ser curiosos à primeira vista.

  • Siesta – por anos, este famoso habito espanhol foi praticado em todo seu território, e atualmente tem mais forca em cidades do interior. Isso consistem em encerrar suas atividades por duas ou três horas após o almoço para tirar um cochilo. O que pode ser uma grande vantagem, pode se apresentar como um empecilho para nós brasileiros que gostamos de resolver pendências no período da tarde – grande parte do comercio destas cidades se encontra fechado neste período. Entretanto, várias lendas sobre o charme e ânimo espanhóis são relacionadas à siesta – teoricamente, dormir após o almoço torna a pele mais jovial, bem com o estado de espírito.
  • O jantar é normalmente servido entre as 21~22h, por isso pode ser que alguns restaurantes estejam fechados ou extremamente vazios nos horários em que estamos acostumados. Isto vale para o happy hour também – inicia-se tarde e se adentra pela noite. Para quem gosta de boates e baladas, podem se preparar para começar ainda mais tarde: alguns estabelecimentos só permitem a entrada após as 2h da manhã!

            *Por dormir mais tarde, os espanhóis também costumam acordar um pouco mais tarde, por isso é importante acostumar-se com uma rotina diferente!

  • O idioma oficial é o espanhol – de pronúncia forte e sotaque marcante, mas não estranhe se em alguns pontos ouvir outras línguas – o catalão, basco e galego são línguas co-oficiais ainda faladas por todo o país – graças à influência de sua intensa interação histórica com países vizinhos no passado.
  • Apaixonados por esportes como os brasileiros, os espanhóis são passionais ao falar de futebol. Para quem aprecia o esporte, é de bom grado conhecer os times locais e até acompanhar os jogos! Além de garantia de diversão, é uma boa oportunidade de socialização com os nativos do país – e lembre-se, sempre lidando com muito respeito com os rivais!