Todos sabemos que o futebol é um esporte historicamente originado na Inglaterra, mas sua fama e poder se espalhou por outros continentes rapidamente. Na Espanha, um dos países mais aficionados pelo esporte no mundo, há registros das primeiras partidas em 1878 na região de Andaluzia, entre os operários ingleses de minas de cobre. Rapidamente o esporte foi caindo no gosto popular, dos mais jovens aos mais velhos, e diversas classes sociais – que se juntavam aos estrangeiros nesta nova modalidade de esporte. Só em 1889 o primeiro clube oficial foi criado, com um time legitimamente espanhol. Alguns anos depois, o país foi um dos principais participantes na criação da FIFA.
Futebol e política se misturam!
Entretanto, partidas oficiais só começaram a surgir por volta de 1914. Desde então, diversos clubes surgiram e se fundiram pelo país, tomando cidades como Sevilha e Barcelona – de onde surgiram clubes que até hoje são importantes no cenário mundial – e implementando disputas e rivalidades já conhecidas. Os tradicionais campeonatos espanhóis também se multiplicaram, misturando-se com guerras e outros acontecimentos políticos no país. É perceptível a importância que a forma de pensamento político teve nas reações ao esporte da época. Times eram criados com importância comparável a partidos políticos, e as copas chegaram a ser nomeadas em homenagem a generais que governaram o país! (Vide a Copa del Generalissimo, em homenagem ao general Francisco Franco)
Um dos primeiros craques conhecidos no pais foi Rafael Moreno, ou Pichichi. Morto ainda jovem, se eternizou na memória do futebol espanhol por ser um exímio artilheiro, e abrir caminho para outros celebres jogadores como conhecemos hoje. Após ele, o famoso Zarra, do atlético de Madrid na década de 30, o maior artilheiro do campeonato espanhol de todos os tempos.
A realeza surge
Em meio a craques consagrados, clubes sólidos de criação antiga e milhares de fãs por todo o país, surge o Real Madrid em meados dos anos 50. Com um time de incríveis jogadores, o time iniciou sua fama já no surgimento, vencendo cinco Copa dos Campeões consecutivas! Desde então, se estabeleceu como um dos principais clubes do mundo. Junto com Barcelona F.C, os dois formam os gigantes da liga espanhola, com torcidas consideradas as maiores de toda a Europa e cobiçado local de trabalho de jogadores e aspirantes a jogadores de todo o mundo. Com estrelas na escalação de seus times, o clássico entre os dois times é um evento de parar os espanhóis, e atrair a atenção de todos os amantes de futebol.
Sem Comentários