Novembro promete. Nada menos que três exposições de fotografias retratando o Brasil – duas em Madri e uma em Salamanca – coincidem este mês. Além disso, dia 12 começa a mostra de cinema NovoCine, oportunidade única para conhecer a recente produção cinematográfica brasileira. Programa-se e aproveite.
Modernidad. Fotografía brasileña (1940-1964)
O Círculo de Belas-Artes abre as portas para a fotografia brasileira até 31 de janeiro. A exposição “Modernidad. Fotografía brasileña (1940-1964)” mostra a obra de Marcel Gautherot, José Medeiros, Thomaz Farkas e Hans Gunter Flieg que produziram imagens sobre as transformações econômicas e sociais que ocorreram no país nessas duas décadas. Desta forma vemos como fatos históricos como o suicídio de Getúlio Vargas, a industrialização do ABC paulista e a inauguração de Brasília foram retratados pelas lentes desses fotógrafos.
Com curadoria do brasileiro Samuel Titán, do Instituto Moreira Salles e do alemão Ludger Derenthal, diretor do Museu de Fotografia de Berlim, a mostra nos revela um país em plena ebulição, que se industrializava a ritmo frenético, adotava produtos americanos em seu cotidiano e ainda assim, buscava incorporar tribos indígenas a esta modernidade ou mantinha os costumes das festas populares.
Onde? Círculo de Bellas-Artes. Calle de Alcalá, 42. Metrô Banco de Espanha, L2.
Quando? De 5 de novembro a 31 de janeiro de 2016. De 11:00 a 14:00 e de 17:00 a 21:00h, de terça a domingo.
Quanto? 4 euros.
O Rio que eu piso- Bruno Veiga
Na Casa do Brasil, o carioca Bruno Veiga, nos revela outro ângulo das famosas pedras portuguesas que povoam a cidade do Rio de Janeiro. Retratando os calçadões do alto, Veiga nos mostra desenhos inusitados que se aproximam da arte abstrata e que muitas vezes se ocultam aos pedestres mais apressados. As fotografias fazem parte do livro “O Rio que eu piso”, lançado em 2007, pela editora Memória Brasil. Após visitar a mostra, você nunca mais pisará nos calçadões do mesmo jeito.
Onde? Casa do Brasil
Quando? Segunda a sábado – 10h às 20h. De 27 de outubro até janeiro.
Gratuito
Brasil Profundo (Salamanca) – Augusto Pessoa
Também em Salamanca o Centro de Estudos Brasileiros (CEBUSAL), acolhe a mostra de fotografias “Brasil Profundo”, do jornalista paraibano Augusto Pessoa, a partir do dia 20 de novembro. A exposição percorre as festas populares nordestinas, que sobrevivem ao tempo e fazem parte da herança cultural do país. A exposição de Augusto Pessoa é a última dentro programa de Residencia Artística de 2015 promovido pela instituição.
Onde? Palácio de Maldonado, Plaza de San Benito, 1, Salamanca
Quando? De 20 de novembro a 11 janeiro de 2016, de segunda a sexta, de 09:00 a 14:00 horas.
Gratuito
Juliana Bezerra escreve neste espaço e no blog Rumo a Madrid.
Sem Comentários