Com um clima diferenciado, onde o sol está presente em boa parte do ano, Sevilla possui um percurso geográfico e topográfico que lhe rendeu o título de uma das capitais europeias das bicicletas.
Atualmente, há mais de 250 estações do Serviço de Bicicletas Públicas Municipais (Sevici) com mais de 2500 unidades disponíveis. Quem tiver interesse  pode ter uma bicicleta em qualquer lugar em Sevilha, para deslocamento sem dificuldades ao redor da cidade (evitando assim problemas com engarrafamentos no trânsito ou o deslocamento de carro no Centro Histórico).
Sendo assim, a pessoa pode deixar a bicicleta estacionada perto das principais áreas, visitar um monumento, fazer compras, usufruir da culinária e gastronomia local e depois pegar outra bicicleta indo para qualquer outro lugar.
São mais de 200 quilômetros de ciclovias, 128 deles dentro da própria cidade, o que representa na prática, estar circulando de bicicleta, na quarta melhor localidade europeia para pedalar.
É como aproveitar o exercício físico desfrutando dos melhores momentos de lazer e turismo, já que se pode ir a quase todos os lugares de Sevilla sem sair da bicicleta. A cada dia são realizadas cerca de 70 mil deslocamentos com este transporte.
Qualquer visitante pode alugar uma bicicleta por horas ou dias, e pedalar livremente, acompanhado por um guia profissional se preferir, numa oportunidade única de usufruir de uma passeio em direção a cultura ou lazer, e claro, extremamente saudável, e de consciência ambiental.
Jornalista David Isaías.