Um itinerário impressionante para visitação pode ser encontrado no trajeto pertencente a Aranda de Duero (Castilla y Léon), onde o direcionamento via estrada Sinovas remonta ao passado através da cidade de Baños de Valdearados, local em que é preservado um mosaico romano na “Casa de Baco”.
Seguindo na mesma direção se localiza o município de Caleruela que deu origem a Santo Domingo, em 1170. A partir da praça de Caleruela estarão a vista os diferentes prédios religiosos que a rodeiam. Os dois conventos estão ladeados. Um deles, o dos Frades abriga a torre de Guzman (século XI) e o outro, destaca o mosteiro de freiras com um claustro que, apesar das reformas do século XVIII, conserva os eixos, capitais e arcos românicos. Em seu ângulo frontal está a igreja datada do século XVI.
Indo em frente neste passeio, agora através do desfiladeiro de Yecla, chegamos em Santo Domingo de Silos. O mosteiro é o lar de Monges Beneditinos, os quais, ao longo da história mantém a abadia como um centro espiritual, artístico e intelectual.
Sua principal fortaleza é o claustro românico, mas essa visita também nos oferece opções como: a farmácia, a igreja de estilo neoclássico planejado por Ventura Rodríguez ou o museu onde os restos são, entre outros, visigodos, moçárabes e Românicos.
Jornalista David Isaías .
Sem Comentários