Uma das preocupações de quem se muda para qualquer outro país é em relação ao abastecimento de casa e como planejar suas compras. Como no Brasil é comum já ter alguma familiaridade com marcas e qualidade dos produtos, tornando as compras do mês mais fáceis e rápidas. Já na Espanha, é preciso ter uma certa paciência para se adaptar com os novos produtos, feitos para uma culinária diferente, e cultura própria.
Em estudos comparativos de preços feitos pelos países da União Europeia, a Espanha segue em 2016 sendo um dos países com melhores preços de compra – de tão vantajoso, há alguns anos até os portugueses cruzavam as fronteiras entre os países somente para fazer compras em mercados espanhóis!
Importante ressaltar que, apesar dos bons preços em geral, frutas verduras e legumes são mais caros que os demais produtos – diferentemente do Brasil, onde a grandeza da agricultura influencia a abundância e preços baixos – portanto atente-se aos vegetais da estação para economizar! A Carne vermelha, apesar de muito apreciada, também tende a ser bastante cara – diferentemente da carne de porco, que por ser largamente utilizada na culinária espanhola tende a ser mais barata. No entanto, não é preciso fazer grandes cortes e privações, e é possível manter contas equilibradas mesmo com compras volumosas. O importante, assim como já fazemos no Brasil, é a pesquisa de preços na região.
Uma conta individual mensal de supermercado pode variar entre 140 a 260€, incluindo material de limpeza e itens básicos de higiene pessoal. Note que esta estimativa se aplica a grandes redes de supermercados em cidades grandes. Uma das dicas é combinar compras em supermercados e mercados de rua, em que se pode comprar vegetais frescos e típicos da região, de boa qualidade e a bons preços.
Várias ferramentas de pesquisa podem ajudar antes mesmo de sair de casa para as compras, mas vamos destacar a OCU – Organização de Consumidores e Usuários. Esta associação promove largas pesquisas mercados pela Espanha, comparando preços dos mais diversos produtos e marcas – desde alimentação, remédios e lazer até aluguel de casas e compra de carro! No site da organização é possível acessar estes preços, que são sempre atualizados, e saber de antemão onde comprar mais barato. Acesse aqui e não deixe de pesquisar!
Sem Comentários