Outro dia eu li algo que era mais ou menos isso: ” Existem turistas que comem e bebem duarante a sua viagem unicamente como uma necessidade fisiológica e outros, entretanto, viajam para comer e beber e buscam por experiências gastronômicas inesquecíveis”.
Eu fico com a segunda opção sempre, e seguindo esta linha de pensamento outro dia vivi uma experiência muito legal, recebei o convite para conhecer VizEat.
VizEat é uma Comunidade Online que coloca em contato anfitriões de qualquer lugar do mundo que cozinham e dividem a mesa da sua casa com viajantes que desejam conhecer a culinaria local. Através desta Comunidade ou Plataforma Digital, os viajantes gastronômicos podem fazer um turismo personalizado com experiências baseadas no intercambio cultural e culinario.
Tudo começou com o convite, que achei bastante original.
Quem abriu as portas de casa para um grupo de blogueiros e jornalistas foi o Jordi Casas, Chef no restaurante Allium e fomos muito bem recebidos, e me atrevo a dizer que fomos até mimados. Jordi nos preparou uma série de deliciosos pratos que acompanhamos com vinho ecológico
Era uma noite de clima gostoso, e o fato de que o nosso anfitrião tivesse um terraço no seu apartamento foi perfeito para fazer a noite ainda mais agradável. Convidados e donos da casa circulávamos por aquele ambiente aberto com nossas taças de vinho e muita conversa debaixo de um céu estrelado.
Barcelona combina muito com esse tipo de iniciativa, sua culinaria é conhecida mundialmente, seu sucesso vem da combinação de produtos da terra e do mar. Aqui se come e se bebe muito bem. Isso faz com que iniciativas como Caminho das Tapas (petiscos), Visitas guiadas aos mercados da cidade para comprar produtos frescos e de qualidade e outros façam sucesso.
O que eu achei legal na proposta do VizEat, que acaba de começar na Espanha, é o fato de poder chegar a conhecer algo da cozinha local de uma maneira muito mais familiar, mais personalizada, mais próxima e autêntica. Sim, porque a idéia é bem diferente a de ir à um restaurante e estar passivamente esperando pela comida. A proposta é que convidados e anfitriões cozinhem juntos, conversem, troquem idéias, preparem a mesa, sejam participativos em todas as etapas.
Se vocês creem que esse tipo de turismo é interessante, talvez seja legal dar uma olhada na página de VizEat (www.vizeat.es) e descobrir em quais cidades do mundo é possível viver essa experiência.
A nossa noite terminou com um presentinho. Será que me atrevo a ser também anfitriã?
Nos vemos na próxima semana com mais notícias, informações sobre esta cidade que não para, que sempre tem algo novo e interessante. Nos vemos com mais Barcelona, com mais Vitrine Barcelona.
#Barcelona #VitrineBarcelona
As fotos do jantar foram cedidas por VizEat.
Allium Restaurante – Calle del Call,17 Barcelona.
Sem Comentários