Se planeja viajar para Madri ou morar na cidade, não se preocupe em comprar um carro. Parece radical, mas esta afirmação vem do fato de que a cidade possui um dos melhores sistemas de transporte público – os mais utilizados sendo ônibus e metrôs. Como em toda grande cidade, existe engarrafamentos e problemas de trânsito, por isso optar pelo transporte público pode ser a melhor opção.
A praticidade do metrô já é facilmente percebida pelo seu mapa. O metrô é especialmente acessível também para turistas, que dificilmente ficarão perdidos no trajeto para museus e monumentos históricos. O projeto do mapa do metrô é fácil de entender e intuitivo, e é possível encontra-lo em todas as estações, para orientar os transeuntes em cada parada. Com um conjunto de boa sinalização, conforto dos trens e integração, o sistema de transporte espanhol é considerado a quarta rede mais organizada do mundo, atrás apenas de Nova York, Londres e Moscou!
A primeira linha de metrô da cidade foi inaugurada em 1919, e possuía apenas 4km de distância entre a primeira e a última estação. Em seus 9 anos de história, este número se multiplicou e hoje conta com 301 estações e um alcance de 294km. Suas 12 linhas são divididas no mapa em cores diferentes, facilitando a memorização do usuário. A distância entre as estações também foi meticulosamente planejada durante a expansão – desse modo, os moradores da cidade não teriam que andar muito para se localizar, e podem ser usadas como referência para diversos locais.
A maior parte de suas linhas é subterrânea, e graças a isso o metrô de Madri é o recordista em escadas rolantes no mundo: cerca de 1618 unidades espalhadas por suas estações. Em elevadores também supera todas as outras linhas, com 598 unidades – tornando o sistema com mais acessibilidade do mundo!
A opção mais comum para comprar passagens, é através dos passes. Estes passes cobrem praticamente toda a cidade, exceto pontos muito distantes do centro, que precisam de passes separados. Para turistas, existe a opção do passe turístico, que dura de 1 a 7 dias e é bastante vantajoso para quem quer fazer várias viagens durante o todo o dia.
Se está planejando sua viagem e já quer fazer os roteiros dentro da cidade com precisão, o site do metrô de Madri mostra o roteiro de acordo com as estações selecionadas, transferências e integrações.
Sem Comentários