O transporte público na Espanha é um dos mais eficientes do mundo. Barcelona é conhecida como a cidade que mais integra o metro aos outros meios de transporte público (bonde, ônibus, táxis e trens), tornando a locomoção pela cidade mais rápida e cômoda para os usuários. Esta vantagem fica mais aparente principalmente em horários de pico, em que longos engarrafamentos tomam conta das principais vias, como em toda metrópole.
Inaugurado em dezembro de 1924, na virada do ano, o metro de Barcelona se expandiu e hoje possui 143 km, divididos em 11 linhas e 180 estações pela cidade. Este é um dos sistemas mais eficientes e modernos do mundo, em constante atualização, e a segunda maior rede metroviária da Espanha. Desde 2006, suas estacoes vêm sendo reformadas para atender pessoas com mobilidade reduzida, e hoje é bastante acessível para todos.
As linhas do metrô de Barcelona são identificadas pela letra L, seu número correspondente (de 1 a 11) e uma cor específica. A maior parte destas linhas passa pelo centro da cidade e atende a praticamente todos os pontos turísticos mais famosos, sendo um ótimo meio de transporte para turistas. Além disso, a sinalização foi reformulada para se tornar mais universal e de fácil entendimento para todos.
A integração dos transportes em Barcelona não é só logisticamente prática, é também economicamente vantajosa. Com um único bilhete é possível se locomover por diversas regiões e diversos tipos de transporte. Existem diversos tipos de passagens e cartões com diferentes integrações e preços. Para quem pretende morar na cidade, é essencial pesquisar sobre estes tipos de cartões, que podem ajudar a economizar. Para turistas, existem tipos como o billete sencillo, que é uma opção para quem pretende fazer ate 4 viagens de metrô por dia, e aproveitar os principais pontos da cidade.
A lista completa de preços atualizados você pode ver aqui e o horário de funcionamento aqui.
Sem Comentários