Organizações não governamentais (ONGs) e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito promoveram na manhã de ontem, domingo 21, uma caminhada pela paz no trânsito na orla de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. A concentração começou no Posto 6. A manifestação faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito.

A caminhada Atenção pela Vida foi organizada pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, da ONG Trânsito Amigo e do Movimento Maio Amarelo.O objetivo do evento foi encorajar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para a criação de políticas de trânsito que reduzam as estatísticas de mortes e acidentes.

paz-no-trânsito-2

Os participantes vestiram roupas brancas com acessórios em amarelo, cor que simboliza atenção no trânsito. De acordo com os organizadores, um dos objetivos da caminhada foi reforçar o conceito de que todos têm responsabilidade pela segurança nas ruas e estradas do país, sejam ciclistas, motociclistas, motoristas, passageiros ou pedestres.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 milhão de pessoas morrem por ano no mundo em acidentes de trânsito, e o Brasil é o quarto país nesse ranking, com 40 mil mortes por ano. Jovens na faixa de 20 a 29 anos representam 25% dos mortos em acidentes ce trânsito.

Com informações da Agência Brasil

Por: Flavia Villela Edição: Nádia Franco

Conteúdo publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil

( Texto retirado na íntegra )