O governo federal pretende abrir o capital da Caixa Econômica Federal (CEF), no entanto indica que este processo deve demorar. Os detalhes desta iniciativa a ser colocada em prática, ainda não foram anunciados – nem tão pouco, como será formalizada esta operação.

O que se sabe por enquanto, é que esta tendência leve até dois anos para ser concretizada, já que primeiro, a Presidenta Dilma precisa organizar o banco, para aí sim, iniciar o processo.

Segundo consta, a intenção seria fazer uma Oferta Pública Inicial de ações, a chamada “IPO” (sigla em inglês), daqui a aproximadamente um ano e meio, pois antes desta operação a CEF teria que passar por um processo de saneamento.

Interlocutores da nova equipe econômica reconhecem a pertinência e o fundamento econômico da ideia, mas consideram que a intenção não está entre as prioridades do governo, pelo menos neste primeiro momento.

Esta abertura de capital proporcionaria recursos importantes para o Tesouro Nacional e se isso se viabilizar de fato, em 2016, dizem os governantes, a hora será bem vinda, já que a União fechou com déficit em suas contas no ano passado.

De qualquer forma, só nos resta aguardar o desfecho desta “ideia” e torcer para que a nossa CEF não perca totalmente a sua essência estatal, se tornando mais uma daquelas instituições que só visam objetivos privados…

caixa8