Recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destaca que, de agosto para setembro deste ano, a produção industrial cresceu em oito dos 14 locais em que foi feito o levantamento, apesar do registro de queda da produção nacional de 0,2% no período.

A maior alta observada na “Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional” foi no Rio Grande do Sul (3,5%), enquanto outros estados que tiveram avanço na produção na passagem de agosto para setembro foram: Santa Catarina (2,9%), Minas Gerais (1,8%), Goiás (1,2%), Pará (0,8%), Amazonas (0,5%), Bahia (0,3%) e Espírito Santo (0,1%).

Indústria

De outra forma, seis estados registraram recuo, especialmente o Rio de Janeiro (-5,6%),  que já tinha apresentado queda  da produtividade em agosto.  Pernambuco (-2,2%), São Paulo (-0,7%), Paraná (-0,5%), Ceará (-0,4%) e Região Nordeste (-0,2%) completam a lista com percentuais negativos.

 

Em termos de acumulado no ano, dez estados sofreram queda e cinco, acréscimo da produção. O destaque positivo foi o Pará, com alta de 9,6%, e o pior desempenho aconteceu  nos estados de São Paulo e Paraná, os dois com queda de 5,8%.

Por outro lado, levando-se em consideração o acumulado de 12 meses, oito estados sofreram queda, e sete, alta. O avanço mais considerável no período ocorreu no Pará (8,3%), enquanto o maior recuo, conforme o IBGE, em São Paulo (-4,7%).