O eixo Madrid-Barcelona é bastante famoso entre turistas do mundo inteiro. Por serem tão próximas, é um roteiro rápido e muito interessante, que agrada até aos visitantes que não têm muito tempo disponível no país. A Espanha, no entanto, é um país com extensa história, e certamente cada cidade, das maiores até as mais escondidas e desconhecidas levam consigo histórias interessantes, que remontam a fundação da Espanha ao longo dos anos.27

Conhecer seus pontos mais ‘escondidos’ e pouco explorados por outros turistas certamente tornará sua viagem mais especial, cheios de histórias e experiências únicas que só a Espanha pode proporcionar. Além disso, suas cidades cheias de charme sempre dão aos visitantes a sensação de querer prolongar a estadia no país.

Granada, Alhambra e Toledo são bons pontos de partida para quem procura programas diferentes na Espanha. Em Toledo por exemplo, seu centro histórico possui um núcleo religioso interessante: uma sinagoga, uma mesquita e uma catedral, lado a lado há séculos. Construções assim definem a história do país, que por muitos anos foi invadida e tomada por diversos povos – este controle de governo difuso, e a interação entre povos de diferentes culturas fica claro pelas cidades menores da Espanha, onde a história é muito bem conservada.

Para conhecer tantos pontos turísticos diferentes, é interessante programar sua visita após uma breve pesquisa sobre os monumentos. Os espanhóis ainda respeitam muito a siesta, especialmente nas cidades pequenas, e durante a tarde diversos lugares podem estar fechados. Para não perder a viagem, programe-se! Estes mesmos monumentos possuem entrada gratuita durante a semana, e pode ser bem mais vantajoso – e tranquilo – um passeio em dias úteis do que no final de semana, em que espanhóis se juntam ao grupo de turistas para visitar os lugares.