A Petrobras, mesmo em meio à instabilidade gerada pelas notícias de corrupção no ano passado, ainda assim atingiu um recorde de produção diária de petróleo e gás natural liquefeito (GNL), com 2,29 milhões de barris superando os 2,26 milhões de barris produzidos em 2010.

Segundo dados fornecidos pela empresa, o recorde de produção foi alcançado devido à instalação de nove plataformas em 2013 e 2014, nas bacias de Santos e Campos.

Além disso soma-se ganhos de eficiência em plataformas antigas, que já operavam na Bacia de Campos, e de melhorias operacionais nas unidades do Norte e Nordeste.

Outro recorde batido diz respeito à produção de petróleo na camada do pré-sal, onde alcançou a marca de 700 mil barris diários em 16 de dezembro. A estatal destaca que o resultado foi conseguido com a contribuição de 34 poços produtores. Desses poços, 16 estão na Bacia de Santos e respondem por 61% do volume total produzido. Os demais 18 estão na Bacia de Campos e respondem pelos 39% restantes.

Em termos de pré-sal, o petróleo é extraído por 12 diferentes plataformas, sendo que oito atuam exclusivamente nesses reservatórios, abaixo de uma espessa camada de sal localizada sob o leito do oceano.

Certamente, como diz nossa Presidenta Dilma, a Petrobrás é o maior patrimônio do povo brasileiro. Pena que meia dúzia de mal intencionados tenha se valido deste potencial para enriquecer ilicitamente, e mesmo que estes permaneçam atrás das grades, a imagem da empresa e do país sofreram prejuízos incalculáveis.

petro2312