Além de tradutor, Pablo del Barco (Burgos, 11/12/1943) é considerado o maior poeta concretista da Espanha. Pablo foi professor universitário em Sevilha, onde vive, também é artista plástico e tem uma galeria de arte e editora na cidade andaluza chamada “Factoría del Barco”.
A BrazilcomZ teve o privilégio de entrevistá- lo em Madri, um dia depois do lançamento do seu último livro em Burgos, uma biografia do grande e polêmico artista espanhol Ignacio del Río.
Pablo revelou algumas coisas surpreendentes sobre a relação Brasil X Espanha. O artista e escritor espanhol morou em São Paulo e já foi casado com uma brasileira.
Pablo del Barco tem uma biografia e uma bibliografia riquíssimas. Sua obra literária abarca não só a poesia, mas também a narrativa e a crítica. Ele tem um um livro bilingue espanhol- português sobre a cidade de São Paulo. Conheceu escritores modernistas brasileiros. Também é especializado no escritor espanhol Antonio Machado.
Conheça mais sobre a vida e obra desse artista espanhol multifacetado, lendo a entrevista completa feita por Fernanda Sampaio para a coluna “Falando em Literatura”, que está na nossa revista impressa de janeiro, mas que pode ser lida na íntegra também pela Internet, clique aqui.
(fotos: João Compasso)
Sem Comentários