A Espanha é conhecida como um dos destinos de férias mais procurados na Europa, entrando sempre na lista de países belos e seguros para se visitar. O país também abriga um grande número de patrimônios culturais e artísticos da humanidade, tombados pela UNESCO, graças a sua longa história que resultou em belas construções e lugares bem conservados até hoje. Por isso, milhões de turistas são atraídos para seus inúmeros destinos interessantes.

Madrid, além de ser a capital, é a cidade que mais chama a atenção em um primeiro momento por mostrar, abertamente a cultura e a mistura de estilos pelas ruas. Ao se encantar com a cultura local, o turista tem a oportunidade de vivenciar as tradições espanholas em diversos lugares que vão além dos museus e galerias de arte.

O conceito de mercado de rua como eram tradicionalmente conhecidos tiveram uma fase de esquecimento, com o surgimento de grandes redes de supermercado e shoppings. No entanto, com planos de revitalização das cidades e com a organização das próprias lojas que sustentam os mercados há décadas, criou-se uma nova configuração para estes locais. Visitar um mercado atualmente passou a ser uma experiência marcante tanto para turistas quanto para o dia-a-dia dos espanhóis. Neles se concentram tudo de característico da cultura espanhola – artesanatos, culinária, receptividade e hábitos locais.

Em Madrid se encontram os mercados mais tradicionais e famosos atualmente, confira a lista e não deixe de fazer uma visita!

1 – Mercado de San Atón

Para abrir a lista, um mercado diferente do que se imagina num primeiro momento. Dividido em três andares, é um local moderno, com ares de shopping center. A diferença está na própria construção – em vez de lojas modernas com vitrines e amplas entradas, tudo se divide da forma exata como outros mercados. No primeiro andar, frutas verduras e carnes frescas são expostas em bancas simples e de design moderno, que remetem ao tradicional com materiais diferentes. No segundo andar, cafés e restaurantes se misturam em um amplo espaço com mesas e cadeiras para os visitantes degustarem a culinária local. No terceiro andar, um terraço com vista para a região.

2 – Mercado de San Miguel

O mais famoso da cidade e visita praticamente obrigatória para qualquer turista, este mercado sofreu uma revitalização que manteve a configuração do seu espaço como sempre foi – com os devidos ajustes na organização – e se destaca na cidade por sua beleza. Com estrutura de ferro fundido e vidro delimitando toda a construção em estilo que remete ao art nouveau, a iluminação do local torna o passeio quase sofisticado. O toque de descontração se vê nos variados postos de venda, igualmente bem decorados e planejados, sempre remetendo aos originais.

3 – El Huerto de Lucas

Este mistura o melhor dos dois ambientes citados. Moveis rústicos em madeira pesada contrastam com as delicadas plantas que decoram o ambiente, dando o frescor adequado para o local. Em tempo, o mercado é conhecido por ingredientes ecologicamente corretos. Com produtos sem agrotóxicos e frescos é ideal para quem se preocupa com o meio ambiente – e ainda ajuda os produtores locais. Com produtos 100% orgânicos, é possível ainda experimentar a culinária natural e ecológica na praça de alimentação do local ou levar para casa produtos feitos na hora. Imperdível!