A Mostra de cinema brasileiro que se encerrou ontem deixou um saldo positivo em Madrid. Exibindo filmes em destaque no cenário cinematográfico brasileiro, a mostra tinha como um dos objetivos propagar a indústria de cinema pela Europa, como tem feito há 10 edições. A BrazilcomZ esteve na abertura e presente na cobertura do evento durante estes dias!

O filme de encerramento foi “Jonas”, obra de Lô Politi e premiado em festivais no Rio de Janeiro. A cineasta ressaltou a importância da Mostra para os artistas brasileiros: “A importância deste tipo de festival para cineastas como eu é fundamental. Os festivais chamam atenção para a película, repercutem e ajudam muito, não só nas estreias para o público, mas também na inserção do cineasta no circuito cinematográfico. ”. juntamente com Adriana Cursino, as cineastas participaram de uma aula na Universidade Carlos III em Getafe, estimulando o intercâmbio de ideias e troca de informações sobre o cinema atual entre estudantes e artistas na universidade.

A produção do cinema brasileiro é bastante intensa em relação à espanhola, com diversas leis de incentivo e investimentos de veículos de mídia. Com um mercado cada vez mais expansivo, a ideia de expandir o conhecimento de filmes e cineastas brasileiros foi bem recebida pelo público espanhol. A comunidade brasileira na Espanha também só teve a ganhar, com a oportunidade de acompanhar a estreia em um cinema espanhol, de 7 filmes bastante aclamados pela crítica e até premiados, como foi ‘Nice – O coração da loucura”.

Além do cinema o festival também promoveu um sorteio de passagens para Salvador, Bahia, e um show de abertura com músicas que marcaram o cinema brasileiro. Para quem participou, ficou o desejo de ver mais, e para quem não viu, esperamos em 2017 uma próxima edição do evento, tão importante para celebrar as produções de nosso cinema nacional!