O dia 14 de fevereiro é celebrado por toda a Europa como o dia dos namorados. Em alguns países, como a Espanha, pode ser também celebrado como o dia do amor e da amizade, e é uma comemoração bastante famosa pelo continente. Na Espanha, a festividade é reconhecida pela igreja católica, que definiu em meados do ano 496 São Valentim como o padroeiro da data comemorativa e o dia 14 de fevereiro como o dia oficial das festividades.

São Valentim foi o santo escolhido pois sua história é diretamente relacionada aos casais e à união. O sacerdote viveu no século III em Roma, época em que era estritamente proibido a celebração do casamento de soldados – para impedir conexões afetivas que os ‘desviassem’ do foco das guerras e batalhas. São Valentim ia contra as leis do império e dedicou parte de sua vida a casar soldados e suas amadas secretamente, e quando descoberto foi condenado à morte, amarrado em uma árvore e alvejado por flechas.

Graças a este grande ato de São Valentim, o sinal característico da data é um coração transpassado por uma flecha. Ainda assim, existem várias outras teorias que investigam o início da real história do dia na Espanha especificamente.

Se estiver viajando pela Espanha, acompanhado de seu amor, amigos ou até mesmo sozinho, não deixe de conhecer alguns hábitos interessantes pelas cidades! É comum encontrar produtos em formatos de coração, artesanatos coloridos e até obter descontos para um jantar especial em Barcelona ou Madrid. No entanto, o presente mais comum compartilhado pelos casais espanhóis é apenas simples cartões e cartas escritas à mão, que dão um tom mais pessoal e íntimo à comemoração. Nos museus da capital, algumas programações especiais também são planejadas para contar a história desta data tão importante e interessante para os espanhóis e turistas.