A Espanha é reconhecida internacionalmente pela diversidade cultural em todo seu território. Ao longo de sua história, seja através de guerras na antiguidade ou pelo intenso fluxo migratório nos dias atuais, diversos povos encontraram sua harmonia para construir o país encantador que conhecemos hoje.
Este passado de misturas e novos pensamentos de culturas diferentes tornou a Espanha um dos países mais tolerantes e politicamente progressivos da Europa, principalmente se tratando de políticas para a população LGBT. Hoje, estima-se que o grupo corresponde a cerca de 10% da população espanhola, e aumenta com os estrangeiros registrados no país.
A Espanha foi o terceiro país europeu a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, incluindo direitos de divisão de bens, herança e adoção, com apoio da maioria da população. Em um informe da IGLA-Europe, o país foi considerado o quinto país mais avançado em leis e proteção garantidos para gays, lésbicas e transexuais. Este apoio é essencial para a boa reputação do país perante a comunidade LGBT internacional, e adicionou as cidades espanholas como destino popular e seguro para turistas homossexuais de todo o mundo.
Isso e garantido inclusive pelas leis do país, que consideram qualquer tipo de discriminação ilegais, seja em meios sociais, profissionais ou em prestação de serviços. Diversas linhas de denúncias estão disponíveis nas diferentes regiões, assim como associações de apoio para a comunidade.
O destino mais procurado no país é Barcelona, que apesar de possuir bairros gays, com eventos especiais voltados para o público LGBT, é bastante receptiva como um todo. Especialmente nas áreas próximas às estacoes Universitat, Urgell e Passeig de Gràcia, existem diversos bares, restaurantes e hostels voltados para a comunidade LGBT espanhola e internacional.
Sitges é uma região muito próxima de Barcelona (cerca de uma hora de ônibus ou carro), e destino famoso durante o verão. A Playa de la Bossa Redona é conhecida como a praia gay da região, com diversos bares e um clima jovial e alegre. Além disso, em fevereiro acontece uma das maiores paradas gay da região, com eventos especiais ocorrendo em todos os quiosques das praias de Sitges.
A parada gay, aliás, é um dos eventos mais prestigiados nas grandes cidades espanholas, chegando a atrair até 1.2 milhões de pessoas em uma grande festa de celebração e orgulho dos direitos conquistados. Em 2007, quebrou recordes com a Europride, que foi sediada em Madri e teve mais de 2 milhões de participantes!
Sem Comentários