Pouco mais de duas semanas depois do ex-presidente Lula exaltar as conquistas do Brasil Maravilha numa entrevista à emissora portuguesa RTP, o cantor Ney Matogrosso escancarou, durante um programa no mesmo canal, algumas verdades do Brasil real.
Ao ouvir do apresentador Vítor Gonçalves a pergunta “Como está o Brasil?”, o cantor teceu um panorama crítico sobre o Brasil contemporâneo em que criticou o governo e revelou: “Existe um enorme desconforto, pois o governo está gastando bilhões de reais para fazer esses estádios de futebol, que muitos serão elefantes brancos, porque nunca mais haverá nada lá”.
Questionado pelo apresentador sobre as transformações sociais durante os governos do Partido dos Trabalhadores, o músico relativizou o entendimento de que milhões de pessoas tenham sido alçados à classe média. Bolsa Família “A melhoria é essa, é esse Bolsa Família. (…) O que melhorou foi isso, que essa gente saiu da extrema miséria para a pobreza enorme.” Ele também criticou o recente reajuste anunciado por Dilma ao programa.
A partir daí, Ney fala sobre educação, saúde, transporte público. Ele denunciou o que considera ser a falta de investimentos em serviços básicos, como a saúde e educação pública. “O Brasil está gastando milhões para fazer essa Copa, todos os estádios dobraram e triplicaram de preço, mas a saúde é uma vergonha, está lastimável, cada vez pior; a educação é zero, nessas coisas internacionais que medem a educação no mundo o Brasil vem em cento e tal, no rabo da história; a polícia cada vez mais assassina, mais violenta… Então eu tenho que falar disso!”, disse em entrevista ao jornal. “Como é que o povo pode estar satisfeito com isso, porque tudo é padrão Fifa? Então que seja padrão Fifa para o povo brasileiro, não para a Fifa.”
Como ponto positivo, Ney Matogrosso vê o aumento da “consciência” do povo, graças ao que considera ser a visibilidade dos casos de corrupção no governo atual. “No PT é muito mais visível a corrupção, agora não estou dizendo que só o PT (é corrupto)”, afirmou, completando que “todos são corruptos”. Para ele, “a consciência (é uma coisa nova no Brasil), porque o escândalo é tamanho, que até essas pessoas passam para refletir”.
Ney Matogrosso declarou ainda que não é contra a Copa do Mundo ser realizada em seu país de origem, porém é contra a maneira como ela está acontecendo. “Se existia tanto dinheiro disponível para gastar na Copa, por que não resolver os problemas do nosso país?”.
O cantor está de volta aos palcos portugueses com a turnê ‘Atento aos sinais’ onde se apresentou em Lisboa e no Porto.
No disco, Ney exalta os problemas brasileiros em canções que falam sobre o trânsito, revoltas populares e o grande mundial que está por vir.
A turnê ‘Atento aos sinais’ estreou 23 de fevereiro de 2013 em Juiz de Fora- MG, em seguida em São Paulo e Rio de Janeiro, composta por um repertório recheado de canções inéditas.
Sem Comentários