Tudo à espera da final que decide uma época

640x360_7rivals-ATM.v1395404604

Dez meses de competição vão culminar com um jogo que decide o campeão. Não é costume acontecer nas principais ligas europeias e por isso a Espanha vive uma semana especial. O Real Madrid está desde domingo fora da corrida e por isso a decisão será entre o Barcelona e o At. Madrid, no duelo de sábado.

Os colchoneros podiam ter festejado o título em casa frente ao Málaga, mas agora terão de esperar pela partida do Camp Nou. O presidente Enrique Cerezo não parece preocupado por jogar em casa do rival: “Como as duas equipas falharam nas últimas jornadas, chegou a hora de acertar contas. Será mais fácil jogar contra o Barcelona do que contra o Málaga, e acho que eles podem dizer o mesmo se nos compararem com o Elche.”

Já o experiente Iniesta ficou contente por o Barça ter a hipótese de resolver a questão do título no próprio estádio. “Nunca estivemos numa situação como esta. Para nós é uma verdadeira final. Se ganharmos somos campeões. Decidir em nossa casa dá-nos alguma tranquilidade. Em 90 minutos resume-se toda a temporada”, explicou o médio espanhol em conferência de imprensa.

Ainda assim, o jogador blaugrana não considera os catalães favoritos: “Nesta altura da época já nos conhecemos todos muito bem. O resultado será decidido nos detalhes. Temos de estar bem, lúcidos, acertados no último passe e no momento do remate. Mas não escondo que seria brutal conquistar a Liga. Ainda por cima, na última jornada, seria mais festejada do que nunca.”

Dúvidas

Os times preparam da melhor forma a final de Camp Nou, agendada para a tarde de sábado, que será arbitrada pelo internacional Mateu Lahoz. No Barcelona, Piqué está de volta aos treinos, após uma parada de um mês e meio, enquanto Jordi Alba e Neymar continuam condicionados.

Em relação ao Atlético, a grande preocupação continua a ser Diego Costa, que, no entanto, é dado como recuperável para o encontro.

neymar
Curioso

Interessante é perceber que o At. Madrid já conquistou um campeonato nestas circunstâncias. Em 1950/51, os colchoneros precisavam apenas de um empate em casa do outro candidato ao título, o Sevilha, na última jornada. O resultado foi de 1-1 e os madrilenos foram campeões.

NÚMEROS

2 pontos conquistados pelo Real Madrid nas três jornadas anteriores. Se tivesse ganho ao Celta poderia sagrar-se campeão na última ronda. Assim, as atenções estão já na final da Champions;

6 jogos entre Atlético e Barcelona esta época. Antes da “final” de sábado, os catalães ainda não conseguiram vencer o rival: somaram quatro empates e uma derrota, esta na Liga dos Campeões;

99 golos do Barça na Liga. São menos dois do que o Real (melhor ataque) e mais 23 do que o Atlético. Já os colchoneros têm a melhor defesa: apenas 25 golos sofridos, contra 32 dos catalães.