Sobreviventes-do-Holocausto-em-Israel

Por dois minutos, os israelenses pararam os carros. Às 10h desta segunda-feira (4h no Brasil), quem estava nas ruas, permaneceu em pé, imóvel, e em silêncio, enquanto sirenes lembravam os seis milhões de judeus mortos pelos nazistas no Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.

 

O Dia de Recordação do Holocausto foi dedicado este ano, em especial, aos 400 mil judeus da Hungria que morreram em 1944. Nas televisões, entrevistas com sobreviventes dos campos de concentração e documentários tomaram a programação nesta segunda-feira, enquanto cerimônias aconteciam em todo o país, com o Parlamento se preparando para ler os nomes dos mortos nos campos.

O Dia de Recordação do Holocausto
Quase 190 mil sobreviventes do Holocausto vivem em Israel. E de acordo com estatísticas oficiais, quase 50 mil deles estão abaixo da linha da pobreza. Nos últimos dias, o governo israelense anunciou um plano de ajuda de US$ 285 milhões aos mais pobres.

Em uma cerimônia no domingo, o presidente de Israel, Shimon Peres, advertiu contra o auge dos partidos de extrema-direita na Europa.

– Não podemos ignorar o crescimento dos partidos de extrema-direita com tendências neonazistas que constituem um perigo para cada um de nós e uma ameaça para cada nação – disse Peres.

Dia-Holocausto-em-Jerusalém

 

Também no fim de semana, a agência de notícias Wafa divulgou uma declaração do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, na qual ele afirma que “o que aconteceu aos judeus durante o Holocausto foi o crime mais atroz contra a Humanidade na era moderna”.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no entanto, considerou que a declaração não é suficiente para levar os dois povos de volta à mesa de negociações, uma vez que o Fatah, de Abbas, se reconciliou com o grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

– Abbas tem de decidir se quer um pacto com o Hamas ou a paz com Israel. Ele não pode falar de ambos os lados de sua boca. Ele não pode abraçar o Hamas e dizer que quer a paz com Israel – afirmou Netanyahu no programa de televisão americano “Face the Nation”

 

 

FONTE: Yahoo!