O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) caiu 87,2 pontos em abril. Num comparativo com março a queda foi de 8,2%. O resultado aponta que pelo segundo mês consecutivo à percepção das empresas permaneceu em zona negativa, abaixo dos 100 pontos.

Numa relação com abril de 2014 houve redução de 25,1% o que demonstra retração pelo oitavo mês seguido. O índice representa que a maioria dos empresários do setor está tendo avaliação predominantemente negativa da economia para os próximos meses. A avaliação deles, em relação ao desempenho econômico do país, indica queda anual de 60,9%. Outro termômetro importante desse comportamento é o item relativo a estoques. A quantidade de empresários com estoques acima do desejado é a maior da série histórica: 28,5%, sendo que no mesmo período do ano passado apenas 23% dos empresários relataram ter estoques altos.

Por outro lado, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçam a comprovação de que o comércio teve o pior início de ano desde 2003 – com queda nas vendas e redução do faturamento, diante da decepção com o cenário econômico e desempenho da atividade do comércio.

confiança comerciantes2