E aquí estamos uma vez mais, dessa vez o tema é Café, sim o pretinho nosso do dia a dia, aquele que nos acompanha no café da manhã, depois do almoço, no fim da tarde e para alguns a qualquer hora e muitas vezes ao dia.
Como vocês sabem eu escrevo aqui no Vitrine e também no Blog De Café por Barcelona e foi nesse blog que comecei a aprender um pouco mais sobre o café e a dar valor a boa bebida. É curiso porque o Brasil é um dos maiores exportadores de café, mas nós brasileiros, de um modo geral, não sabemos distinguir um bom café do café ruim. Uma das coisas que aprendi é que o café é uma bebida para ser apreciada sem açúcar, pois só assim podemos diferenciar os diferentes matices dos grãos. Confesso que não foi fácil ao princípio porque não tinha nenhum conhecimento, não sabia o que era a Cultura do Café, e ainda hoje estou aprendendo e errando. Se ainda me custa notar os tons, os sabores a chocolate ou frutas, também é certo que quando o café é ruim eu consigo notar e não tem quantidade de açúcar que o melhore.
Barcelona é uma cidade que está sempre um passo a frente de muitas cidades da Espanha e da Europa, e aqui a cultura do café está crescendo graças a lugares onde podemos apreciar esse “ouro negro”. Na Espanha se consume bastante café, mas poucos também são os que o bebem como Deus manda. O Café do bar da esquina de casa infelizmente não é o melhor exemplo de uma boa bebida, ou são muito fortes ou fracos demais, frios ou muito quentes. E isso se deve ao fato de não terem uma boa máquina, não saber manuseá-la bem e principalmente devido a má qualidade do grão.
Descobri que o mundo do café é cheio de detalhes, conheci o barista, profissional que se dedica a conhecer bem a bebida que servem, que se preocupam com o grão, a maneira correta de moe-lo, a temperatura da água,etc, etc.
Assim que hoje trouxe 4 lugares muito legais em Barcelona para tomar um excelente café e para aprender também sobre essa bebida saborosa.
Começo com Nomad Coffee Productions ( Passatge de Sert, 12) que é para mim como um Templo do Café. Um ótimo lugar para conhecer a bebida, para prová-la e para aprender. Os baristas que ali trabalham lhes explicarão com clareza a diferença entre café de máquina, de filtro e tudo mais que vocês quiserem.
Outro lugar interessante é True Artisan Café ( Passatge San Benet, 6 Bajos), dirigido por Elisabet Sereno, este é sem dúvida um espaço para beber um café e também estar tranquilo e trabalhar com seu computador, ler ou provar um dos bolos que sempre tem por lá para acompanhar a bebida estrela da casa. Elisabete além de ser um referente no mundo do café é também distribuidora da Marzocco na Espanha.
Seguimos com Onna Café (Calle Santa Teresa, 1) . Ali provaremos um café que vem da Costa Rica para ser tostado aqui em Espanha. Tudo feito de maneira muito artesanal; em Onna além do café de qualidade, é um bom lugar para saborear também as delícias que sirvem, muitas delas saborosas receitas veganas.
E por último, um dos lugares que visitei recentemente e sobre o qual escreverei esta semana no De Café por Barcelona. Se chama Slice of Life Coffee Bar & Artisan Food (Calle des Assaonadors,19), está no charmoso bairro do Born e é outro cantinho para tomar o bom café. Neste espaço também provei um café bem diferente e que agora no verão vai ser uma ótima pedida. Além do maravilhoso café, tem tantas delicias para provar, doces artesanais que farão com que vocês fiquem por lá um pouco mais do que tinham planejado. Se quiserem conhecer esse café do qual falo e esse espaço charmoso, não deixem de ler o blog esta semana.
Se vocês vivem em Barcelona, ou se estarão por aqui a passeio, não deixem de viver essa experiência, não deixem e provar um bom café. O único problema é que depois vai ser difícil aguentar a má bebida que facilmente encontramos por aí. Por sorte existem mais lugares em Barcelona onde o café é tratado como deve ser, onde se pode apreciá-lo. Eu continuarei seguindo o seu aroma, o seu sabor e quero conhecer um por um.
E vocês?
E aí, tomamos um café? o próximo post só na próxima semana.
Nos veremos com mais #Barcelona, con mais #Vitrine Barcelona.
Essa é a minha praia! Post maravilhoso, merecia estar em uma revista gourmet, adorei!
Adoro café, não fico sem de jeito nenhum e tenho o paladar afinado, não tomo qualquer um não. E há anos que não coloco açúcar. Mas puro só dá pra tomar o coado como você mostrou o da Slice, do nosso jeito brasileiro. Café expresso sem açúcar é forte demais, concentrado demais. Expresso só com leite.
Parabéns, muito bom!
Oi Fernanda, obrigada pelo comentario, elogio e por acompanhar o blog.
Seja sempre muito bem vinda ao Vitrine, a casa é tua.
Beijos.