A desenhista espanhola Ángela León expõe seus desenhos fantásticos sobre a cidade de São Paulo, na Casa de América. As obras fazem parte do “Guia Fantástico de São Paulo” publicado por Ángela, em 2015, com apoio da Embaixada da Espanha no Brasil e financiamento através do sistema de crowdfunding.
Passeios de barco pelo rio Tietê, plantas em abundância nas sacadas dos apartamentos, cinema nos estacionamentos. Ao contrário da imagem da selva de pedra que normalmente se associa à metrópole paulista, os desenhos mostram uma cidade mais humanizada e lúdica, onde espaços fechados à população ganham outra conotação como um possível mergulho nas águas do rio Tietê ou numa piscina subterrânea na Avenida Paulista.
Ángela León já conhecia São Paulo através dos familiares que migraram para ali nos anos 40 e principalmente, da mãe que viveu toda sua infância na capital. Assim, desde criança ouvia músicas e histórias sobre a cidade que contribuíram na sua decisão de escolhê-la para morar durante quatro anos.
“Comecei a desenhar a cidade para me familiarizar e adaptar-me” conta Ángela León. “O imaginário de São Paulo é sempre muito negativo, e concordo que a cidade, às vezes é muito dura e intensa, mas tem potencial para ser melhor” relata a desenhista. “Em São Paulo, trabalhei em projetos de intervenção ao espaço público como a instalação de balanços no Minhocão através do projeto Baixo Centro” conta a artista que trabalhou também para prefeitura na Virada Cultural.
Obra financiada pelos fãs
A ideia de publicar um livro que reunisse ilustrações que mostrassem uma São Paulo diferente do habitual surgiu em feiras de editoras independentes quando a desenhista apresentava capítulos soltos para ver a reação das pessoas. “Dei-me conta que havia um público interessado” conta “Infelizmente, não consegui encontrar nenhuma editora que fizesse o projeto como havia sonhado. Recebi uma ajuda da embaixada da Espanha e fiz o crowdfunding entre as pessoas que já conheciam meu trabalho”.
O Guia Fantástico de São Paulo foi um sucesso e a primeira edição se esgotou em dois meses. “Agora estou trabalhando na segunda edição e quero levar a exposição para São Paulo” acrescenta Angela León. Tomara que a São Paulo criada por Ángela possa um dia se tornar realidade.
Quando? Até 20 de novembro de 2015. De segunda a sexta de 11h às 19:30. Sábados de 11h às 15h.
Onde? Casa de América, Galería Guayasamín. Plaza de la Cibeles, s/n. Metrô Banco de España, L2.
Gratuito
Juliana Bezerra escreve neste espaço e no blog Rumo a Madrid.
Sem Comentários